19/07/2022

Aluno da Faculdade da Santa Casa de SP é selecionado para um dos estágios mais concorridos do mundo O estágio de Lucas Maschietto Boff inicia em 24 de outubro na Cornell University (Nova York, EUA)

Lucas Maschietto Boff, aluno do 6º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi selecionado para realizar estágio, também conhecido como clinical electives, na Cornell University, em Nova York (EUA). O estágio inicia em 24 de outubro de 2022 e tem como objetivo eleger os estudantes mais qualificados entre 25 países para atuarem em hospitais americanos de renome mundial.

Na oportunidade, Lucas poderá atender pacientes sob supervisão dos professores da Universidade, participar de palestras e discussões de casos, além de conhecer as pesquisas que os cientistas da Cornell estão produzindo. As atividades fazem parte da rotina dos Departamentos de Clínica Médica e Radiologia.

Para o estudante, o estágio é uma grande oportunidade para sua formação e futuro profissional. “Você tem um grande crescimento profissional e pessoal e tem acesso a novas tecnologias, estabelece contatos com pessoas de várias partes do mundo e atua em diferentes sistemas de saúde”, diz. “Além disso, estágios como esse abrem portas para oportunidades de carreira no futuro”, completa entusiasmado com as opções.

Para garantir a vaga, foi necessário passar por uma análise rigorosa das notas de provas durante a faculdade, de cartas de recomendação, carta de motivação pessoal, publicações científicas, trabalhos voluntários, apresentações em congresso, premiações e teste de fluência em inglês.

Além disso, Lucas realizou uma prova de revalidação do diploma nos EUA, chamada de STEP 1, para aumentar as chances de conseguir a vaga. Segundo ele, este ano foi ainda mais concorrido devido às medidas internacionais para conter o coronavírus. “Diversas faculdades americanas ainda estão com as portas fechadas por causa da pandemia. Entre as faculdades consideradas Ivy League, Cornell é uma das únicas aceitando alunos internacionais no momento’, acrescenta.

Não é a primeira vez que Lucas Boff é selecionado para intercâmbio, em seu 3º ano da graduação, ele foi um dos alunos participantes do programa Pesquisadores do Futuro, da FCMSCSP. Na época, Boff realizou um estágio de pesquisa na Baylor College of Medicine, em Houston (EUA). “Trabalhei em dois projetos, um deles sobre Linfoma de Hodgkin na população pediátrica, que ainda está em andamento”, diz. “Já o outro projeto foi sobre educação hospitalar para crianças hospitalizadas, este já foi publicado em revista científica da American Academy of Pediatrics”, aponta.

Você pode conferir mais sobre o artigo publicado na matéria.

SOBRE A CORNELL UNIVERSITY

A Cornell University faz parte do mais renomado grupo de faculdades americanas chamado de ”Ivy League”, juntamente com Harvard, Yale e Princeton. Fundada em 1865, já passaram no quadro discente 44 vencedores do Prêmio Nobel, como o cientista que descobriu o teste do Papanicolau.

O programa “Visiting International Students Program”, nome do estágio que Lucas irá ingressar, é considerado como um dos mais concorridos do mundo. “As expectativas são muito altas. Ao mesmo tempo, é também de grande responsabilidade por estar representando a minha Faculdade e o Brasil”, explica.