25/11/2021

Alunos da Enfermagem apresentam trabalhos no 12º Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas Com inscrições gratuitas e limitadas, evento acontece dia 02/dez na modalidade on-line, entre 15h30 e 17h

O curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará no dia 02 de dezembro o 12º Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas. O evento, que acontecerá na modalidade on-line, entre 15h30 e 17h, é direcionado a alunos do curso de Enfermagem da FCMSCSP e comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Serão apresentados sete trabalhos por alunos que estão cursando entre o segundo e o oitavo semestre do curso. As temáticas são atuais, tratando de assuntos como a atividade do enfermeiro em temas como violência, acessibilidade, educação ambiental e direitos humanos. “A oportunidade de compor o colóquio oportuniza aos estudantes estabelecerem uma conexão entre as diferentes competências desenvolvidas nas disciplinas curriculares com temáticas consideradas fundamentais no processo de formação inter e transdisciplinar”, destaca a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, diretora do curso de Enfermagem da FCMSCSP. “As temáticas definidas por ano de curso são apresentadas aos alunos, e durante o semestre as disciplinas com conteúdos específicos da Enfermagem organizam espaços para o planejamento, organização e desenvolvimento de atividades que integram os conteúdos aprendidos nas disciplinas com temática proposta.”

Compõem a comissão organizadora do evento a Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, Profa. Dra. Fernanda Machado Silva Rodrigues, Profa. Dra. Cell Regina da Silva Noca, Profa. Dra. Luciana Soares Costa Santos; Profa. Dra. Samara Macedo Cordeiro; Profa. Ms. Vanda Cristina dos Santos Passos; Profa. Dra. Gislaine Eiko Kuahara Camiá, Profa. Dra. Luciana Gonzaga dos Santos Cardoso e a Profa. Dra. Maria Fernanda Terra.

Serviço:

O quê: 12º Colóquio Interdisciplinar de Integração de Temáticas
Público-alvo: Estudantes de Enfermagem da FCMSCSP e demais interessados na comunidade acadêmica
Quando: Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
Onde: On-line, por meio da plataforma GMeet, neste link
Horário: Das 15h30 às 17h
Como participar: Inscrevendo-se por meio deste link
Como obter o certificado de participação: Somente obterão o certificado de participação os inscritos no evento

Programação:

15h30 – Abertura
Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila – Diretora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

15h40 – Expedição Abaré e sua interface com os objetivos do desenvolvimento sustentável
Palestrante: Profa. Dra. Graziela Ramos Barbosa de Souza – Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Especialização pela Universidade Federal de São Paulo e Universidade de São Paulo. Doutora em Enfermagem. Trabalhou nas UTIs do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Hospital Santa Cruz.

16h – Debate

16h15 – Teoria ambientalista: aspectos práticos
Alunos do 2º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h20 – O olhar da Enfermagem para a violência étnico-racial
Alunos do 3º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h25 – Enfrentamento do assédio moral na Enfermagem
Alunos do 4º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h30 – Brinquedo Terapêutico como estratégia para o preparo da criança para o teste da COVID-19
Alunos do 5º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h35 – Acessibilidade a informação para amamentação: diferentes cenários
Alunos do 6º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h40 – Sobrecarga de trabalho dos profissionais de enfermagem: é uma questão de direitos humanos?
Alunos do 7º semestre do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

16h45 – Direitos reprodutivos da mulher