31/10/2022

Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apresentam 71 trabalhos no XVI Fórum Científico O evento ocorrerá em 9 de novembro, das 8h às 12h30, nos auditórios da FCMSCSP, ISCMSP e FAVC

A Comissão Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará em 9 de novembro, das 8h às 12h30, o XVI Fórum Científico. O evento, que é gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica da Instituição, tem como objetivo apresentar os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos pelos alunos de graduação da FCMSCSP nos últimos doze meses.

Entre os 71 trabalhos que serão apresentados na edição de 2022 do Fórum Científico, encontram-se projetos que foram desenvolvidos em diversas áreas de pesquisa da Instituição. Do total de projetos, 38 foram desenvolvidos com bolsas PIBIC/CNPq-IC, 15 com bolsas da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade mantenedora da FCMSCSP, 15 por intermédio do Programa de Iniciação Científica sem bolsa e 03 com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Além das apresentações que acontecerão de forma simultânea nos auditórios da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa, o evento também contará com uma palestra de abertura. Em todas as edições do Fórum, o palestrante convidado é um renomado docente e pesquisador da área da saúde.

Este ano, a FCMSCSP terá a honra de receber o professor Dr. José Eduardo Krieger, da Universidade de São Paulo, que irá abordar sua principal linha de pesquisa – sistema cardiovascular e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para regeneração cardíaca na palestra intitulada: “Desafios e estratégias para reparar o coração adulto”.

Programação

8h – Abertura
Local: Auditório Christiano Altenfelder
Com: Professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e o professor Dr. Wagner Ricardo Montor, presidente da Comissão Científica.

8h20 – Palestra “Desafios e estratégias para reparar o coração adulto”
Local: Auditório Christiano Altenfelder
Com: Professor Dr. José Eduardo Krieger

9h45 às 12h30 – Avaliação dos trabalhos do PIBIC/CNPq e IC – Vigência 2021/2022
Sala 1 – Auditório Dr. Christiano Altenfelder
Comissão Científica e Comitê Externo: Profª Dra. Katia Cristina Bassichetto – Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT – NUDHES.

9h45 às 12h30 – Avaliação dos trabalhos do PIBIC/CNPq e IC – Vigência 2021/2022
Sala 2 – Anfiteatro Dr. Walter Scatolini
Comissão Científica e Comitê Externo: Profº Dr. André Fernandes Reis – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

9h45 às 12h30 – Avaliação dos trabalhos do PIBIC/CNPq e IC – Vigência 2021/2022
Sala 3 – Auditório Dr. Orlando Aidar
Comissão Científica e Comitê Externo: Prof. Dr. Vani Xavier de Oliveira Junior – Universidade Federal do ABC (UFABC).

9h45 às 12h30 – Avaliação dos trabalhos do PIBIC/CNPq e IC – Vigência 2021/2022
Sala 4 – Auditório FAVC
Comissão Científica e Comitê Externo: Profª Dra. Maria Leonor Sarno de Oliveira – Pesquisadora Científica do Instituto Butantan.

Serviços

O quê: XVI Fórum Científico
Onde: No Auditório Christiano Altenfelder (Rua Jaguaribe, nº 155), Anfiteatro Dr. Walter Scatolini (Rua Dr. Cesário Mota Jr. nº 112), Auditório Dr. Orlando Aidar (Rua Jaguaribe, nº 155) e Auditório FAVC (Rua Dona Veridiana, nº 55)
Quando: Quarta-feira, 9 de novembro de 2022, das 8h às 12h30
Público-alvo: Docentes e discentes da FCMSCSP
Quanto custa: É gratuito
Como participar: Basta comparecer
Contato para mais informações: comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br