15/10/2021

Alunos da Santa Casa apresentam 54 trabalhos no 15º Fórum Científico O evento, on-line e gratuito, acontece na quarta-feira (20/out), das 8h às 12h, e é aberto a toda a comunidade acadêmica

Alunos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) apresentarão seus trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos nos últimos 12 meses na 15ª edição do Fórum Científico da FCMSCSP.

O evento, que ocorrerá na quarta-feira (20/out), das 8h às 12h, é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica. A abertura, às 8h, será transmitia por meio deste link. Os links individuais das salas de apresentação dos trabalhos estão listados abaixo. Os estudantes estão dispensados das aulas no período para participar da atividade, que é obrigatória para os alunos bolsistas de Iniciação Científica da vigência 2020/2021. 

Entre os 54 trabalhos que serão apresentados na edição de 2021 do Fórum Científico, encontram-se projetos que foram desenvolvidos em diversas áreas de pesquisa da instituição. Do total de projetos, 38 foram desenvolvidos por meio de bolsas PIBIC/CNPq-IC, dez foram desenvolvidas através de bolsas da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade mantenedora da FCMSCSP, e os demais por intermédio do Programa de Iniciação Científica sem bolsa.

Palestra de abertura traz especialista em imunologia para falar sobre covid-19

Além das apresentações dos trabalhos que acontecerão em 4 salas virtuais, a palestra de abertura é um dos momentos fortes do evento. Normalmente, o tema desse momento é ciência de um modo geral, a interface com a área da saúde, financiamentos de pesquisa ou algum assunto que esteja muito em voga no momento. Esse ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a covid-19 foi o tema escolhido. Para isso, foi convidado o  Prof. Dr. Jean Pierre Schatzmann Peron, renomado pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), que vem trabalhando intensamente na compreensão deste coronavírus e fará a palestra “SARS-CoV-2 e o impacto imunometabólico no sistema nervoso central”, entre 8h15 e 9h15.

A comunidade acadêmica é convidada para a palestra de abertura e também para participar das salas de apresentação dos trabalhos na sequência. Será uma ótima oportunidade de conhecer o que vem sendo desenvolvido como pesquisa na Iniciação Científica em nossa instituição.

Programação:

8h – Abertura
>>> Link para acesso à abertura do evento

Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci – Reitor da FCMSCSP
Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor – Presidente da Comissão Científica

8h15 – Palestra “SARS-CoV-2 e o impacto imunometabólico no sistema nervoso central”
Prof. Dr. Jean Pierre Schatzmann Peron – Universidade de São Paulo (USP)

Programação das salas temáticas (das 9h30 às 12h) para avaliação dos trabalhos do PIBIC/CNPq e IC – FCMSCSP – Vigência 2020/2021 – Cursos de Graduação

Sala virtual 1

>>> Acesso à sala virtual 1
Comissão Científica e Comitê Externo:
Prof. Dr. Eduardo Rebelato Lopes de Oliveira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Mediadora: Profa. Dra. Luciana Malvolta Quaglio
>>> Trabalhos que serão apresentados na sala virtual 1

Sala virtual 2

>>> Acesso à sala virtual 2 
Comissão Científica e Comitê Externo:
Profa. Dra. Glaucia Regina Martinez – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Mediadora: Profa. Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayrosa Ribeiro
>>> Trabalhos que serão apresentados na sala virtual 2  

Sala virtual 3

>>> Acesso à sala virtual 3
Profa. Dra. Natália Becker – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
Mediadora: Profa. Dra. Vera Lucia dos Santos Alves
>>> Trabalhos que serão apresentados na sala virtual 3

Sala virtual 4

>>> Acesso à sala virtual 4
Comissão Científica e Comitê Externo:
Profa. Dra. Zilda Pereira da Silva – Universidade de São Paulo (USP)
Mediadora: Profa. Dra. Bianca Maria Liquidato
>>> Trabalhos que serão apresentados na sala virtual 4