06/07/2022

A cerimônia de formatura da XXXVI Turma do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) ocorreu em 30 de junho, no Auditório Dr. Christiano Altenfelder, localizado no 4º Andar do Prédio rua Jaguaribe, 155 – Vila Buarque – SP). A cerimônia foi presidida pelo vice-diretor da Faculdade, o professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, que representou na solenidade de entrega de diplomas o reitor professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci.

Em 21 anos de existência, o Curso de Enfermagem da FCMSCSP preza pela formação de excelência do profissional enfermeiro, centrada no cuidado e na sua contribuição para o aprimoramento da assistência em saúde da população. O currículo do curso, desde o primeiro semestre, envolve atividades práticas assistenciais e práticas simuladas que acontecem num dos maiores complexos hospitalares da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Os formandos do primeiro semestre de 2022, além de serem a última turma do período matutino a se formar, entrarão no mercado de trabalho com conhecimentos sobre Enfermagem, mas, principalmente, atuando de forma humanizada e sabendo como auxiliar nas necessidades de cada paciente.

De acordo com a diretora do curso de Enfermagem, a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, os formandos vão se deparar com um futuro promissor e diversas áreas de atuação, principalmente em instituições hospitalares. Segundo a professora, os alunos estão ansiosos para receber a Carteira de Identidade Profissional para, assim, poderem atuar, oficialmente, como enfermeiros. “Junto com a formatura, nós convocamos o conselheiro do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) para facilitar a retirada da primeira carteira profissional e, assim, iniciar os trabalhos o mais rápido possível, alguns, inclusive, já estão em processo seletivo avançado, só aguardando a obtenção da carteira”, explica Lívia.

A professora também diz que o processo de formação do curso acompanha as necessidades da sociedade: o que tem acontecido e o que tem se configurado em relação aos processo de saúde-doença da população, pensando assim em novas possibilidades de atuação do egresso. Durante a pandemia, por exemplo, com a aplicação das aulas on-line, foi pensado em alternativas para que o curso continuasse formando profissionais na área da saúde qualificados. “Nós incorporamos positivamente novas perspectivas de desenvolvimento de habilidades com o uso da simulação realística e com a inserção em outros espaços de assistência à saúde e que trazem contribuições à sociedade, como creches e escolas”, aponta.

Ao enumerar os diferenciais do curso e como os novos profissionais poderão se adaptar em inúmeros espaços de atuação, Lívia explica como foi possível atuar em locais que antes da pandemia não eram comuns dos enfermeiros estarem inseridos. “Em função da pandemia e da exposição ao vírus, estes espaços acabaram não sendo locais possíveis de se realizarem atividades diárias”, diz. “Utilizamos essa inserção como atividades de extensão e, assim, pudemos devolver à sociedade o investimento que é dado à formação do profissional enfermeiro. E esse investimento às necessidades da população só tende a crescer”, explica a professora.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) parabeniza todos os formandos da trigésima sexta turma e deseja uma exitosa trajetória a todos. A professora Lívia de Ávila também faz sua homenagem a esses necessários e competentes profissionais para a área da saúde. “Reforço a importância de nos reinventarmos a cada dia em nossa profissão com o principal propósito de oferecer o bem-estar ao outro”, destacou Lívia, em seu discurso.

“É imprescindível que o aprendizado seja algo constante em nossas vidas para que sejamos seres humanos melhores. Parabéns pela conquista e que seja próspera a carreira de vocês”, completa.

Formandos da XXXVI Turma de Enfermagem – 2022/1

Homenageados da XXXVI Turma de Enfermagem – 2022/1

Patrono: Camila Waters
Paraninfa: Fernanda Machado Silva Rodrigues