27/06/2022

Alunos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP conquistam o 2º lugar no Intercardio 2022 Ao todo, 10 faculdades participaram da competição

Aconteceu, em 11 de junho, mais uma competição do Intercardio, organizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). O evento tem como objetivo mobilizar estudantes dos cursos de Medicina de São Paulo para difundir conhecimentos práticos no atendimento de doenças cardiovasculares para contribuir na melhor formação dos estudantes.

A competição foi composta pelas etapas de: Exame Físico; Ressuscitação Cardiopulmonar; Interpretação de Exames; Situações Problema; Conhecimentos Gerais e “O que você sabe sobre a SOCESP?”, e contou com a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

A ação ocorreu de forma on-line, porém, a premiação para os três primeiros colocados foi realizada no 42° Congresso da SOCESP, realizado entre os dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center, localizado na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro (SP). Os alunos representantes da FCMSCSP Enrico Suriano, Tiago Asvolinsque, Felipe Zacharias e Eduardo Buldrini ganharam o troféu de 2º colocado, entre dez faculdades competidoras.

Segundo Enrico Suriano, aluno do 5º ano de Medicina, participar de competições como o Intercardio é importante para ter um estímulo a mais para revisar conteúdos essenciais. “No nosso caso, tivemos todo um cronograma de revisão de vários assuntos pertinentes à Cardiologia, como eletrocardiograma e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), que foi estruturado pelo professor Adilson Cordeiro”, diz. “Além disso, conquistar um lugar no pódio é uma forma de mostrar a solidez do ensino na Santa Casa e celebrar a nossa Instituição”, enfatiza Enrico, feliz com a conquista.

Enrico comenta que não é a primeira vez que os alunos de Medicina da FCMSCSP saíram vitoriosos da competição. O professor Dr. Adilson Cordeiro, graduado na 52º turma da Faculdade, foi vencedor da Intercardio e, atualmente, orienta equipes para o campeonato. Além do professor Adilson, Enrico também agradece o apoio da Liga de Cardiologia da FCMSCSP, que intermediou para que os alunos pudessem participar do evento, e os professores Dr. Ronaldo Rosa, Dr. Rogério Pecchini e o Me. Argemiro Scatolini, que também orientaram a equipe.