29/03/2023

Alunos do curso de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP recebem o Conselho Regional de Medicina de São Paulo A visita faz parte do projeto "Conversa com o Cremesp", e que tem como objetivo orientar os futuros formandos de suas responsabilidades

Na última terça-feira (28/mar), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Dra. Irene Abramovich,  para o projeto “Conversa com o Cremesp”. A ação tem como objetivo orientar os alunos do sexto ano do curso sobre as responsabilidades que vão assumir quando se formarem.

A abertura da cerimônia contou com a presença do professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor da FCMSCSP, onde ele reforçou a importância de iniciativas como esta. “Nós sabemos que aprender sobre ética na Medicina nunca é demais. É muito importante que vocês possam conversar diretamente com os representantes do Cremesp e esclarecer dúvidas”, diz.

Dentre as responsabilidades do médico, a presidente da entidade orientou, principalmente, sobre a ética profissional e a importância do prontuário médico. Dra. Irene também incentivou os alunos a adotarem uma abordagem mais humanizada no atendimento aos pacientes, orientando-os sobre os valores dos medicamentos e alternativas de remédios caso a profissional não seja possível para o orçamento do paciente, a fim de garantir um tratamento contínuo e de qualidade.

A presidente do Conselho explicou, ainda, sobre o processo de residência médica, como, por exemplo, o que é necessário do profissional saber antes de iniciar a especialização, além da diferença entre cursos de pós-graduação, residência e aprimoramento, em especial sobre o título de especialista, concedido apenas para quem faz residência.

Também estiveram presentes no evento o vice-diretor da FCMSCSP, o professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia; a diretora do curso de Medicina, a professora Dra. Giselle Burlamaqui Klautau; a vice-diretora do curso de Medicina, a professora Dra. Rosane Lowenthal; a diretora do Departamento de Atenção Primária, a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna; e o professor Dr. Ivan Dieb Miziara e a professora Dra. Pollyana Oliveira Lima, representando os Departamentos de Medicina Legal e de Saúde Coletiva, respectivamente.