09/08/2023

Alunos e professores da Faculdade da Santa Casa de SP iniciarão terceira expedição em navio hospital-escola em 16 de agosto Ação levará assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) dará início na próxima quarta-feira, 16 de agosto, a mais uma edição da Expedição Abaré. A ação acontecerá até 28 de agosto, totalizando doze dias de atendimento.

A ação da Faculdade, que acontecerá pelo terceiro ano consecutivo, levará assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará.

O projeto de extensão é idealizado em conjunto com o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Moléstias Infecciosas, sendo financiado pela FCMSCSP. O navio-escola é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

Há quinze anos, é promovida a assistência em saúde às comunidades ribeirinhas e indígenas por meio do navio hospital-escola Abaré e através do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esta será a primeira edição que a Faculdade levará vinte estudantes do sexto ano do curso de Medicina.

Junto aos estudantes, integram a equipe da expedição os professores Dra. Rosane Lowenthal, coordenadora do projeto e docente do Departamento de Atenção Primária; Dra. Mariana Morais Campos de Carvalho, docente do Departamento de Saúde Coletiva; Dr. Pedro da Silva Campana, docente do Departamento de Infectologia; Dra. Luiza Arcas Goncalves, Professora Instrutora Departamento do Atenção Primária à Saúde; e a Dra. Karla Cristina Monteiro da Silva, preceptora em Atenção Primária à Saúde.

Na oportunidade, serão disponibilizados serviços de atendimento à saúde, vacinação, medicação, pequenos procedimentos cirúrgicos, ultrassonografia, dispensação de medicamentos, entre outros serviços de saúde, além de instalações completas para a tripulação, alunos e professores envolvidos.

De acordo com a coordenadora do projeto, a Profª Dra. Rosane Lowenthal, a experiência da Expedição Abaré torna os profissionais da área da saúde mais críticos em relação aos determinantes sociais e seu impacto na saúde. “Isso nos faz refletir sobre as responsabilidades que devemos ter com aquelas pessoas, com aqueles pacientes, que é muito mais do que simplesmente atendê-los”, enfatiza.

Equipe da FCMSCSP realizou intenso treinamento em preparação para a expedição

A participação na expedição acontece como parte das atividades do Internato dos alunos do sexto ano do curso de Medicina da FCMSCSP, uma parceria do Departamento de Atenção Primária à Saúde com a disciplina de Infectologia. Desde a seleção dos alunos, a equipe tem realizado intenso treinamento em preparação para o atendimento às comunidades. Dentre os principais treinamentos está a discussão de temas para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo.

As ações educativas acontecem de acordo com necessidades das comunidades ribeirinhas, com temas referentes à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) — orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento —; tratamento da água para prevenção das doenças de veiculação hídrica — cuidados com o preparo e armazenamento de água potável; planejamento familiar; saúde bucal — orientações sobre higiene bucal, técnica de escovação e prevenção, entre outras.

Em 2022, Faculdade atendeu mais de 1200 famílias em oito dias de viagem

Nos oito dias de atendimento foram realizadas mais de 400 consultas médicas a 1249 famílias de 30 comunidades dos municípios de Aveiro e Belterra, localizados no oeste do estado

Em cada um dos cinco consultórios instalados no navio hospital-escola — que atendiam as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras — foram realizados cerca de 12 atendimentos por consultório/turno, além dos serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares.

Também foram apoiadas iniciativas de Educação em Saúde, como o Projeto Sorriso, de saúde bucal, e a ação direcionada à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em adolescentes de escolas públicas da região.

Acompanhe os preparativos para a viagem pelo Instagram do projeto.