04/09/2023

Alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) foram premiados no XIV Congresso Paulista de Neurologia, considerado o evento mais importante da especialidade no Brasil. O evento ocorreu entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2023, em Santos (SP).

Na oportunidade, o aluno da LVII Turma do curso de Medicina, Santhiago Calvelo Graça, sob orientação dos docentes da Neurologia, Profº Dr. Rubens José Gagliardi e Profª Dra. Vivian Dias Baptista Gagliardi, e da Imunologia, Profª Dra. Tainá Mosca e Profª Dra. Wilma Carvalho Neves Forte, apresentou o trabalho “Associação entre a relação neutrófilo/linfócito com fatores de risco, tipo e gravidade do acidente vascular cerebral isquêmico” na categoria “Melhor Trabalho de Apresentação em Poster sobre os Desafios em Neurologia — Casos Clínicos”, onde foi premiado.

De acordo com a professora Dra. Wilma Carvalho Neves, a premiação foi uma honra e um incentivo para futuros estudos. A professora também relata que a pesquisa surgiu através da pergunta científica se seria possível fazer algum estudo para analisar a evolução de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), assim que tal acidente ocorresse.

O trabalho concluiu que a avaliação imunológica inicial esteve associada à gravidade do AVC entre 194 pacientes estudados. “Os resultados do estudo mostraram-se importantes para a avaliação do prognóstico no momento inicial que os pacientes apresentem AVC. Este pode ser um passo promissor para a avaliação inicial da gravidade do AVC”, explica a professora.