04/06/2018

Ambulatório de Artes Vocais da Santa Casa de São Paulo.

Dia 19 de maio último, aconteceu o I Simpósio do Ambulatório de Artes Vocais da Santa Casa de São Paulo. O serviço, coordenado pelo otorrinolaringologista Prof. Dr. André de Campos Duprat e pela fonoaudióloga Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, ambos professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), atende há mais de 15 anos gratuitamente cantores e atores profissionais.

O Ambulatório de Artes Vocais realiza exames, avalições e cirurgias na parte otorrinolaringológica e na Fonoaudiologia. Fornece ainda orientações, assessoria e terapia para reabilitação. No Ambulatório também são realizados trabalhos de pesquisa desde iniciação cientifica até doutorados.

O público que esteve presente ao simpósio incluiu cantores (ex-pacientes), professores de canto, alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Medicina e otorrinolaringologistas, entre outros.

A programação foi bem variada, com temas específicos como a influência do refluxo gastroesofágico na voz cantada ou a conservação da audição em cantores com uso de retornos e in-ear, até temas mais amplos como avaliação da voz cantada e afinação vocal.

Participaram como palestrantes profissionais da Faculdade e da irmandade e também profissionais convidados, como a cantora de samba Fabiana Cozza, que já realizou oficinas de corpo e voz para os pacientes do ambulatório e o preparador vocal do Show dos Famosos do Programa do Faustão, o Prof. Wilson Gava, que veio falar sobre seu trabalho com o apoio vocal.

“Por esse retorno muito positivo, seguramente em 2019 teremos o II Simpósio do Ambulatório de Artes Vocais”, acredita a Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva.

Saiba mais sobre o Ambulatório de Artes Vocais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=Xvh4LdYibEI