8/8/2019

Enfermagem orienta idosos em evento no centro da capital paulista Equipe da FCM/Santa Casa realizou rodas de conversa durante a 17ª Feira da Cidadania da Pessoa Idosa

Fotos disponíveis para download no Flickr da FCM/Santa Casa.

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo participou, nesta quinta-feira, 8,  da 17ª Feira da Cidadania da Pessoa Idosa,  no centro da capital paulista. O evento é organizado pela Comissão do Fórum do Idoso da Região Central, a qual também é responsável pelo Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, realizado mensalmente na Subprefeitura da Sé.

Este é o segundo ano em que FCM/Santa Casa integra a Feira, em uma ação coordenada pela Profa. Dra.  Rosemeire dos Santos Vieira, docente do Curso de Enfermagem.  Na manhã de hoje, ela conduziu duas rodas de conversa com orientações para os idosos, auxiliada por suas alunas de pós-graduação, as enfermeiras Vanessa Hornink, Flavieny Rafaela de Souza e Ana Paula Marques. Os temas abordados foram  “Alimentação saudável para envelhecer melhor” e “Primeiros socorros em situações de queda”. Segundo a professora, a participação de alunos em eventos desta natureza é fundamental para o processo formativo. “Este tipo de atividade permite aos educandos, sejam da graduação ou pós-graduação, a compreensão de sua responsabilidade social enquanto profissionais, assim como do potencial transformador das ações de educação que promovem saúde e qualidade de vida”, explicou.

Durante a primeira conversa, os idosos conheceram as porções adequadas de cada grupo de alimentos a serem consumidas diariamente para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Por meio de uma dinâmica, eles deram sugestões sobre a composição da pirâmide alimentar, comentadas em seguida pela professora Rosemeire. Os presentes puderam, ainda, experimentar duas sobremesas saudáveis e de fácil preparo, além de aprender a receita.  Com chia, aveia, frutas e leite entre seus ingredientes, os doces promovem saciedade e diminuem o desejo de comer sobremesas calóricas e com açúcar refinado.

A segunda atividade da Enfermagem teve o propósito de ensinar os idosos a evitarem quedas no ambiente doméstico e também de orientar como devem agir em situações de queda, desde os primeiros socorros, caso a pessoa machucada seja outro idoso do convívio familiar, até a chamada e espera pelo serviço de emergência, caso seja necessário. De maneira didática e divertida, usando um boneco como o personagem acidentado, a equipe da FCM/Santa Casa demonstrou as atitudes corretas a serem adotadas.  Por fim, houve sorteio de brindes.

A Feira da Cidadania da Pessoa Idosa acontece até o dia 10, na Praça do Patriarca, englobando atividades culturais e a venda de produtos produzidos pelos idosos que frequentam oficinas promovidas pelos serviços municipais e entidades parceiras.