11/12/2020

Evento discute os desafios do século XXI para boas práticas em Enfermagem Esse foi o tema do X Colóquio do Projeto Interdisciplinar de Integração de Temáticas do Curso de Enfermagem da FCMSCSP

Compartilhar :

Aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2020 o X Colóquio do Projeto Interdisciplinar de Integração de Temáticas do Curso de Enfermagem da FCMSCSP. O evento, destinado a alunos do 1º ao 8º semestre da graduação e seus respectivos docentes, foi realizado online devido à pandemia de covid-19.

O tema central desse ano foi: “Desafios do século XXI para boas práticas em Enfermagem”. Foram convidados os palestrantes Guilherme Assis de Almeida, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre “A proteção da pessoa humana no século XXI”; e Taís Pereira de Freitas, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que abordou os “Direitos Humanos no contexto da pandemia“.

Os alunos apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos ao longo do ano, com os temas:

  • Princípios do SUS e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: papel da Enfermagem
  • ODS3 – Saúde e Bem-Estar: introdução ao processo de Enfermagem baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas
  • O olhar da Enfermagem para a Violência de Gênero na Pandemia de Covid-19
  • Violência Interpessoal no Trabalho da Enfermagem no Cenário da Covid-19
  • O acesso à Informação na Promoção da Imunização
  • A Acessibilidade da informação sobre Amamentação e seus Reflexos Psicológicos
  • Liderança em Enfermagem
  • Direitos Humanos e Reclusão Social: aspectos da saúde

A abertura e o encerramento do Colóquio foram realizados pela Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila, diretora do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP e organizadora do evento. Também fizeram parte da comissão de organização:  Profa. Dra. Fernanda Machado Silva Rodrigues, Profa. Dra. Cell Regina da Silva Noca, Profa. Dra. Marcele Pescuma Capeletti Padula e Profa. Dra. Maria Fernanda Terra.

 

35 visualizações

Compartilhar :