26/5/2020

Comemoração da Semana de Enfermagem da PG em Enfermagem em Urgência e Emergência da FCMSCSP Tema da palestra foi "A voz da liderança na saúde e na Defesa da Vida"

O ano de 2020 é muito importante para a Enfermagem pois estamos na 60ª Semana de Enfermagem, Bicentenário de Florence Nightingale, 120 anos de Anna Nery, e pela situação da pandemia que atravessamos, a profissão está tendo uma grande visibilidade, nunca antes vista, e por isso temos muitas razões para fazer uma comemoração.

Em tempos de isolamento e com a impossibilidade de atividades presenciais, a coordenadora do curso da Pós Graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência da FCMSCSP, Profa. Aline Gullo, e professores do curso realizaram, dia 19/5/2020, das 19h30 às 22 h, uma videoconferência exclusiva em parceria com o COREN-SP para  comemoração da semana.

O tema da palestra foi baseado na temática deste ano “A voz da liderança na saúde e na Defesa da Vida”, e foi ministrada pelo Enf. James Francisco que é conselheiro do COREN-SP e foi professor do nosso curso por muitos anos, que fez uma belíssima explanação sobre o panorama da Enfermagem no Brasil e no mundo, enfatizando a necessidade do profissional Enfermeiro ter habilidades de liderança e gestão de estratégia, manuseio de tecnologia, coordenação do cuidado com uma prática baseada em evidências; e para isso a educação e aprimoramento contínuo e a necessidade das especializações.

Participaram deste encontro 60 enfermeiros, entre professores, alunos, ex-alunos e integrantes do COREN. Foi um momento de troca, contribuições e confraternização virtual onde colocaram suas experiências vividas nestes tempos difíceis que enfrentamos.

Independentemente de tempo, isolamento e de onde estamos a tecnologia nos proporcionou um espaço de encontro, acalento e proximidade virtual para muitos dos profissionais que estão na linha de frente de combate à COVID-19.

O encontro terminou com a sugestão de todos que seja proposto estes espaços no curso sempre que possível.

Veja fotos aqui.