24/9/2019

Como o contraceptivo te ajuda nas oscilações de humor? Graduada em Medicina e mestre em Tocoginecologia pela FCM/Santa Casa é entrevistada

Como já contamos aqui, manter a saúde mental em dia é um dever de todas as pessoas, já que alguns problemas podem atingir homens e mulheres, de todas as idades. Entretanto, ser mulher inclui lidar com outras preocupações também, como a TPM, a gravidez e a menopausa, por exemplo. É pouco lembrado, no entanto, que esses aspectos tão peculiares do sexo feminino ainda permanecem, em boa parte, influenciados pelos hormônios – e são eles que tornam as mulheres mais vulneráveis aos distúrbios mentais.

“As mulheres correm o risco até duas vezes maior de terem depressão e três vezes de terem os transtornos de ansiedade. A genética explica uma suscetibilidade maior ao stress na mulher em relação ao homem“, explica Thalita Domenich, médica assistente da Santa Casa de São Paulo e graduada em Medicina e mestre em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Dessa forma, meninas chegam com mais facilidade ao estado de exaustão que, consequentemente, leva ao início de um possível transtorno. Thalita ainda conta que, até hoje, ainda não se definiu o perfil genético da depressão, mas que se sabe, com certeza, que há genes envolvidos.

Leia reportagem completa.