19/11/2020

COMUNICADO Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19 Publicado em 19/11/2020

COMUNICADO Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19 – FCMSCSP – 19/11/2020

São Paulo, 19 de novembro de 2020.

À Comunidade Acadêmica

Nos últimos dias identificamos um aumento expressivo e preocupante do número de casos de COVID-19, confirmados ou suspeitos, entre alunos de graduação da instituição. Esse aumento também vem sendo observado na cidade de São Paulo.

Diante desse novo cenário, ações emergenciais foram tomadas por nossa instituição para bloquear a transmissão: entre os alunos, na comunidade acadêmica e nos serviços de saúde onde os alunos estão inseridos.

Reforçamos que é obrigatória a comunicação imediata para o SSA e Vigilância em caso de manifestação de sintomas ou contato com casos confirmados. O afastamento de todos os casos suspeitos e confirmados é imperioso.

A responsabilidade e o comportamento ético são fundamentais entre todos os membros da nossa comunidade acadêmica e não há espaço para qualquer flexibilização das medidas de isolamento social. O Estado de SP permanece em quarentena.

Atitudes inadequadas como  desrespeito às normas do protocolo de retomada parcial das atividades na FCMSCSP, não comunicação de sintomas ou de contato com pessoa com COVID-19, exposição deliberada a situações de risco e participação em reuniões sociais fora da faculdade e sem as medidas de proteção (uso de máscara e distanciamento) podem levar a desdobramentos graves e de grande amplitude, com potencial prejuízo à saúde dos alunos, seus familiares, dos professores, funcionários e daqueles a quem nos comprometemos a cuidar – os nossos pacientes.

A FCMSCSP mantém o compromisso de garantir condições protegidas para as atividades presenciais de nossos alunos, professores e funcionários, inclusive seguindo medidas mais rígidas que as vigentes atualmente no Estado de SP.

Manter-se protegido e respeitando as restrições de circulação social não é uma decisão apenas pessoal, mas um compromisso coletivo essencial para a vida em sociedade em condições salutares.

Contamos com a colaboração e a consciência social de todos

São Paulo, 19 de novembro de 2020.

Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19

Acesse PDF aqui.