09/03/21

Comunicado da Diretoria da FCMSCSP ao Corpo Docente, Discente e Funcionários Técnicos e Administrativos -09/03/21 Decisões da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por orientação do Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19

COMUNICADO DIRETORIA DA FCMSCSP 003/2021 – 09/03/2021

Veja o comunicado em PDF

AO CORPO DOCENTE, DISCENTE E FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

 A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por orientação do Comitê Interno de Acompanhamento da COVID-19, DECIDE até o dia 19/03/2021: 

A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em razão do Plano São Paulo na fase vermelha, DECIDE até o dia 19/03/2021:

1. MANTER, COM ADAPTAÇÕES, AS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS ESTÁGIOS DE TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO: 

    1. 5º E 6º ANOS DO CURSO DE MEDICINA.
    2. 3º E 4º ANOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA.
    3. 7º E 8º SEMESTRES DO CURSO DE ENFERMAGEM.
    4. 5º E 6º SEMESTRES DOS CURSOS TECNÓLOGOS.

2. MANTER, COM ADAPTAÇÕES, AS ATIVIDADES PRÁTICAS LABORATORIAIS PRESENCIAIS PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, CONFORME SITUAÇÃO PANDÊMICA, NECESSIDADES E OBJETIVOS DE CADA DISCIPLINA, E DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL E PROTOCOLO INSTITUCIONAL. 

3. MANTER TODAS AS ATIVIDADES TEÓRICAS POR MEIOS DIGITAIS (ENSINO REMOTO EMERGENCIAL) PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL;

4. SUSPENDER AS ATIVIDADES PRÁTICAS COM PACIENTES DO 1º AO 4º ANO DO CURSO DE MEDICINA; 1º E 2º ANOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA, 1º AO 6º SEMESTRE DO CURSO DE ENFERMAGEM; 1º AO 4º SEMESTRE DOS CURSOS TECNÓLOGOS.

5. SUSPENDER  A PRÁTICA DE ESPORTES INDIVIDUAIS, COMO NATAÇÃO, TÊNIS, TÊNIS DE MESA E ATLETISMO, ENTRE OUTROS;

6. SUSPENDER  A PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS, COMO FUTSAL, VÔLEI, HANDEBOL, ENTRE OUTROS;

7. EM RELAÇÃO AOS CENTROS ACADÊMICOS, SEGUE:

  • Fechar a lanchonete do CAMA, permitir apenas que os 2 salões com mesas já separadas conforme o protocolo de controle da Covid 19 fiquem abertos das 08 às 18 hs, para que os internos do 5o e 6o anos possam esquentar suas marmitas nos micro-ondas e almoçarem lá, sem aglomeração. As demais salas deverão ficar fechadas. 
  • Em relação aos demais Centros Acadêmicos, os mesmos deverão cumprir o protocolo de controle da Covid 19 e o horário de funcionamento deverá ser das 08 as 18 hs., para que possam esquentar suas marmitas nos micro- ondas, sem aglomeração. As demais salas deverão ficar fechadas

  ASSUNTOS GERAIS

 Mantendo a autonomia das chefias imediatas, os (as) funcionários (as), docentes e discentes COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 65 ANOS e GESTANTES devem continuar a ter suas atividades priorizadas de forma remota. GRUPOS DE RISCO (PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, DEFICIÊNCIAS E IMUNOSSUPRIMIDOS), a critério clínico, sob avaliação do SESMT, poderão ter também suas atividades priorizadas de forma remota.

As chefias imediatas também terão autonomia para escalonar, em sistema de rodízio, as suas equipes.

As equipes de limpeza continuam orientadas a reforçar a higienização das superfícies, maçanetas, elevadores, interruptores, teclados e outros equipamentos de uso comum com produtos de limpeza adequados.

Reforçamos as orientações anteriores para docentes e administrativos quanto ao não comparecimento às atividades na presença de sintomas agudos de gripe (tosse, coriza, dor de garganta, alteração de olfato e/ou paladar, com ou sem febre). Caso apresente falta de ar, piora do estado geral ou febre persistente, procure um serviço de saúde.

Essas orientações gerais estão igualmente sujeitas a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

Reforçamos que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser comunicados ao Núcleo de Vigilância Hospitalar da FCMSCSP, (vigilancia@fcmsantacasasp.edu.br ou 55-11-3367-7762) e ao SESMT/SSA (sesmt@fcmsantacasasp.edu.br ou 55-11-3367-7895).

Os tópicos supracitados serão reavaliados periodicamente e estão sujeitos a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

 

São Paulo, 09 de março de 2021.

 

DIRETORIA DA FACULDADE