18/3/2020

COMUNICADO DIRETORIA DA FCMSCSP (002 -15/3/2020) sobre COVID19 SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE SEGUNDA- FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2020, ATÉ O DIA  31 DE MARÇO DE 2020

Leia abaixo na íntegra ou Acesse o Comunicado em PDF aqui


COMUNICADO
DIRETORIA – FCMSCSP
002/2020
15/03/2020

 

AO CORPO DOCENTE, DISCENTE,

E FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

Comunicado a toda comunidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo- FCMSCSP

Considerando os últimos acontecimentos relacionados à pandemia do COVID-19:

 

– declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de estado de pandemia, determinado em 11 de março de 2020;

– lei n° 13.979 de 2020, que estabelece as medidas de enfrentamento de emergência em saúde pública em decorrência do coronavírus, visando à saúde da coletividade;

– declaração de emergência em saúde pública de importância nacional expressa na portaria n°188/GM/MS/2020;

– pronunciamento do ministro da Saúde e do governador do Estado de São Paulo, em coletiva realizada no dia 13/03 às 18h, informando a ocorrência de transmissão comunitária do COVID-19 no Estado de São Paulo.

 

A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo por orientação do Comitê Interno de Acompanhamento do COVID-19 DETERMINA A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE SEGUNDA- FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2020, ATÉ O DIA  31 DE MARÇO DE 2020.

 

Essas orientações estão sujeitas a alterações de acordo com o cenário da pandemia.

A Diretoria determina que todos(as) os(as) diretores (as) de unidades acadêmicas e de campus orientem os(as) chefes de departamento e os(as) coordenadores(as) dos cursos de Graduação para estabelecer o seu plano de contingência das atividades pedagógicas de acordo com as atividades e especificidades. A Diretoria de cada curso orientará como proceder e cada planejamento de curso será analisado de acordo com as suas realidades.

As matrículas terão continuidade e seguirão orientação dada pela Coordenação de Graduação, seguindo o protocolo para evitar aglomerações.

Ressalta-se que as atividades docentes e administrativas estão mantidas e que os(as) funcionários(as) devem se apresentar ao trabalho, podendo ter novas orientações nos próximos dias. Ainda nesta segunda feira (16/03), as chefias fornecerão informações sobre o trabalho, as dispensas e quando necessário as diretrizes para o trabalho remoto.

O Comitê Interno de Acompanhamento do COVID-19 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo orienta a compra de Kits de álcool gel e outros materiais necessários para prevenção do coronavírus. As equipes de limpezas serão orientadas, sendo reforçado a higienização das superfícies, maçanetas, elevadores, interruptores, teclados e outros equipamentos de uso comum com produtos de limpeza adequados.

Reforçamos as orientações anteriores do Comitê para docentes e administrativos quanto ao não comparecimento às atividades na presença de sintomas agudos de gripe (tosse, coriza, dor de garganta com ou sem febre). Caso apresente falta de ar, piora do estado geral ou febre persistente procure um serviço de saúde.

As dicas a seguir ajudam a prevenir o COVID-19 e outros vírus respiratórios:

  • Higienize as mãos frequentemente. Use água e sabão ou álcool 70% por pelo menos 20 segundos.
  • Não toque nos olhos, nariz ou boca, especialmente sem lavar as mãos.
  • Evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas da doença.
  • Limpe e desinfete, com álcool 70%, objetos e superfícies frequentemente tocados.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos. Caso use o lenço, descarte no lixo e higienize as mãos em seguida.
  • Evite aglomerações.
  • Evite apertos de mão, abraços e beijos.

 

Reforçamos que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser comunicados ao Núcleo de Vigilância Hospitalar da FCMSCSP (vigilancia@fcmsantacasasp.edu.br  ou
55 11 959877206 – 5511-33677762).

 

São Paulo, 15 de março de 2020.

Diretoria da Faculdade