17/05/2022

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP participa de Congresso Europeu sobre aterosclerose O professor Dr. Renato Jorge Alves apresenta 5 trabalhos realizados com alunos da Faculdade

O acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias podem causar aterosclerose. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue nos vasos sanguíneos, causando intercorrências como infartos, derrames e até mesmo podendo provocar morte súbita. Pensando em detectar doenças cardiovasculares de forma precoce e em modos de preveni-las, o Dr. Renato Jorge Alves, médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), orientou cinco projetos de pesquisa acerca da doença, a maioria com alunos do curso de Medicina na FCMSCSP.

Em conjunto com alunos e professores da Faculdade, os trabalhos investigaram a aterosclerose subclínica, hipercolesterolemia familiar e insuficiência cardíaca, hipercolesterolemia familiar e rigidez arterial, medidas antropométricas de pescoço, peso e altura. Os resultados destes trabalhos serão apresentados no 90º Congresso Europeu de Aterosclerose, que acontece de 22 a 25 de maio de 2022, na Itália.

Considerado o mais relevante evento sobre aterosclerose do mundo, esta edição deve reunir até 2.000 pesquisadores e congressistas de diversos países. Em 2022, o evento acontece no formato híbrido, com atividades presenciais realizadas na cidade de Milão.

Entre os projetos que serão apresentados está o da aluna Allice Rodrigues, do 3º ano de Medicina; de Amanda Pereira Matos, do 6º ano; e de Raphaela Pinheiro, que cursa Mestrado. “O congresso é uma excelente oportunidade de se aprender, e também de ensinar, sobre as últimas pesquisas científicas das causas da aterosclerose e doenças vasculares relacionadas, e como elas podem afetar as diretrizes clínicas para diagnóstico e tratamento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, destaca o professor.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

Dos cinco projetos que serão apresentados no 90º Congresso Europeu de Aterosclerose, dois foram financiados com recursos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

O programa tem como objetivos reconhecer e certificar a iniciação científica realizada na faculdade, além de estimular nos alunos de graduação o desenvolvimento do pensamento científico.

O financiamento de bolsas também pretende estimular professores a envolver estudantes no processo de produção do conhecimento, promovendo uma conexão entre a pesquisa acadêmica da graduação e a atividade científica da pós-graduação.

As inscrições estão abertas até 20 de maio de 2022. Para mais informações, consulte o edital aqui, ou entre em contato com pelo e-mail comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br ou pelo telefone (11) 3367-7897, ou ainda no WhatsApp (11) 94161-1321.