28/3/2020

Covid-19: Medidas Gerais Sobre a proteção da saúde, ações de segurança e direitos dos trabalhadores de serviços de saúde no contexto da pandemia de COVID-19

Tendo em vista a característica epidemiológica progressiva dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e considerando o ocorrido em países como China e Itália, com grande demanda de pessoas apresentando sintomas respiratórios em serviços de saúde, é alta a probabilidade do contato ocupacional dos profissionais de assistência com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) durante suas tarefas de trabalho.

Apesar de muitos atendimentos por doenças respiratórias não serem diagnosticados como COVID-19, há um risco significativo de exposição a pacientes em viremia do novo coronavírus, mesmo entre os oligossintomáticos ou com sintomatologia atípica.

Assim, todos os trabalhadores de serviços de saúde que estão em atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19 estão potencialmente expostos ocupacionalmente ao SARS-CoV-2, conhecido como novo coronavírus e agente etiológico da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde em maio/2020.

Leia texto completo em https://apmtsp.org.br/covid-19-medidas-gerais/

Texto publicado originalmente em Boletim da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT).

Um dos responsáveis pela elaboração do documento é Dr. Marcelo Pustiglione, Médico do Trabalho da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho – SES/SP [Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde] / Conselho Comunicação APMT, formado pela Terceira Turma da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo,

Colaborou na elaboração a Dra. Flávia Almeida, Presidente da APMT, professora da FCMSCSP e vice-coordenadora do curso de especialização (pós-graduação lato sensu)  Medicina do Trabalho da Faculdade.


Gostaria de mais informações sobre este assunto e outros relacionados à Medicina do Trabalho?

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece curso de especialização (pós-graduação lato sensu)  Medicina do Trabalho.

Acesse: http://fcmsantacasasp.edu.br/medicina-do-trabalho/