10/7/2020

Curso de Especialização em Medicina Ômica: Metabolômica e Microbioma Inscrições abertas

A Metabolômica é uma abordagem emergente e promissora das chamadas tecnologias ômicas e é usada para atender os mecanismos biológicos em estados fisiológicos ou mesmo patológicos.

Ao final do curso de especialização Medicina Ômica: Metabolômica e Microbioma da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o aluno aprovado será capaz de: entender a interconexão do microbioma humano e a saúde do hospedeiro, a regulação da microbiota como caminho potencial para prevenir e tratar doenças humanas selecionadas, e os conceitos envolvidos nos estudos metabolômicos, sendo capaz de compreender as etapas envolvidas no fluxo de trabalho metabolômico, para estratégias não direcionadas (untargeted), direcionadas (targeted) e suas relações com o microbioma.

O curso busca ainda permitir que o aluno entenda a influência da nutrição no metabolismo e no microbioma humano; e reconheça o impacto da interação entre nutrição, metabolismo e microbiota na saúde e na doença, e as principais ferramentas de diagnóstico e como aplicar na prática clínica.

O curso busca ainda discutir condutas clínicas baseadas em evidência científicas; entender a relação entre nutrimetabolômica e utilização de prebióticos, probióticos e simbióticos na saúde e na doença; e Identificar desequilíbrios metabólicos através do teste de metabolômica clínica.

O público-alvo são profissionais da saúde envolvidos na temática de saúde preditiva, participativa e personalizada, Graduados em: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biologia e Odontologia.

Informações e inscrições: http://fcmsantacasasp.edu.br/medicina-omica-metabolomica-e-microbioma/

Atualizado em 10/7/2020