26/4/2019

Curso de Fonoaudiologia da FCM/Santa Casa participa da Feira da Saúde Ação ocorreu com uma campanha sobre Alimentação no Idoso – Presbifagia

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo participou da 21ª edição da Feira da Saúde, organizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) dia 26/4, das 9 h às 17 h, no Pátio do Colégio, em São Paulo, SP. Veja fotos aqui.

A ação ocorreu com uma campanha sobre Alimentação no Idoso – Presbifagia. Foi aplicado um checklist de sintomas de disfagia e alterações vocais em idosos. Também ocorreram  orientações e distribuição de material informativo e um canudo ecológico. A ação integrou os alunos ingressantes do Curso de Graduação em Fonoaudiologia aos veteranos e foi realizada pela FCMSCSP em parceria com o Centro Acadêmico Otacílio Lopes Filho (CAOL).

Os idosos responderam um questionário para identificação de presbifagia ou disfagia. Presbifagia são alterações na deglutição decorrentes do processo natural de envelhecimento da musculatura, que podem gerar dificuldades na alimentação. Já a disfagia é um distúrbio cujos sintomas são dor, engasgo, sensação de alimento parado na garganta, dificuldade em engolir todo o alimento de uma vez.

Pessoas com estes sintomas foram orientadas a procurar um médico e um fonoaudiológo para acompanhamento. Todos foram orientados para a prevenção da presbifagia por meio de exercícios de manutenção da força da musculatura, que são realizados com um canudo distribuído gratuitamente pela FCM/Santa Casa durante o evento. Feito de inox, o canudo também cumpre a função de preservar o meio ambiente.

“É importante o engajamento dos estudantes do primeiro ano, porque, além de aprenderem a parte científica, eles começam a desenvolver as habilidades de comunicação e escuta de pacientes”, afirma Noemi Takyuchi, docente e coordenadora dos programas de extensão do Curso de Fonoaudiologia.

A interação dos alunos com os visitantes já mostrou os resultados positivos. O senhor Roberto Godoy fez questão de deixar um bilhete agradecendo a todos. “Elogio a equipe que atuou neste evento, pelo atendimento, atenção, educação e profissionalismo dedicados. Parabéns a todos, em particular à Beatriz, Gabriela, Ana Paula e Marcio”.