18/05/2023

Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade participa do Mutirão de Cuidados para a terceira idade Durante o evento, alunos do curso deEnfermagem realizaram aferição de pressão arterial e aplicaram o instrumento AMPI, de Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa.

O Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi convidado a participar do evento Mutirão de Cuidados, do Polo Cultural da Terceira Idade “José Lewgoy”, equipamento municipal da Coordenação de Política para Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo. O evento foi realizado no dia 12 de maio de 2023, das 13h às 17h, em comemoração ao dia das mães, no qual participaram pessoas idosas associadas ao Polo Cultural, idosos da UBS Sé, UBS Cambuci e do Programa Acompanhante de Idosos.

Durante o evento, seis alunos do terceiro semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, da FCMSCSP realizaram aferição de pressão arterial e aplicaram o instrumento AMPI, de Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa em 40 pessoas, sob a supervisão e orientação da Profª Me. Camila Waters, que considera que “ações de promoção da saúde e prevenção de agravos podem promover resgate cultural, lazer, entretenimento e valorização das pessoas idosas, incentivando a prevenção, a autoestima e o autocuidado”.

O espaço, situado nas dependências do Polo Cultural, no Cambuci, ofereceu estações de atendimento e cuidados aos idosos, com a parceria de comerciantes locais e de alunos do Curso de Enfermagem da FCMSCSP e do Curso de Fisioterapia da UNINOVE. Foram disponibilizados serviços de orientação nutricional, auriculoterapia, massoterapia, realização de audiometria, corte de cabelo, maquiagem, jogos de tabuleiro e de videogame, apresentação de música e performance artística do grupo de Teatro do Polo.

Na ocasião, os alunos puderam observar, durante o evento, uma vivência e experiência bastante enriquecedora, tanto do ponto de vista pessoal como profissional, que teve como objetivo agregar valores à sua formação acadêmica, no que se refere às ações de extensão, considerada um dos pilares para o desenvolvimento de competências profissionais

Veja as fotos do evento.