21/06/2022

Curso de Pós-graduação de Enfermagem em Gerontologia realiza 2º Encontro sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso O evento, que é gratuito e aberto para alunos e professores da FCMSCSP, e para demais interessados, ocorre em 25 de junho

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará em 25 de junho de 2022, das 9h às 12h, o 2º Encontro sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso. O evento é gratuito e aberto para alunos e professores da FCMSCSP, e para demais interessados. As atividades vão ocorrer de forma on-line pela plataforma do Google Meet.

A ação tem como tema as “Modalidades de Atendimento ao Idoso: interface entre os profissionais da saúde” e seu objetivo é de promover o conhecimento sobre o atendimento ao idoso, além de fortalecer as equipes de saúde interdisciplinar.

Com palestras que vão desde o conhecimento sobre o perfil do idoso à atuação da equipe na assistência, discutir o tema se torna necessário visto que o envelhecimento da população brasileira tornou-se uma realidade e é preciso debater sobre o assunto para, assim, capacitar profissionais para atuar na área.

De acordo com a professora Vanda Cristina dos Santos Passos, do curso de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando cada vez mais e, com isso, surgem mudanças na vida desses idosos, no âmbito biológico e comportamental. Isso também implica em um aumento de doenças crônicas não transmissíveis no país, precisando, portanto, criar novas estratégias e acompanhar esse novo processo de envelhecimento e garantir a qualidade de vida para todos. “As equipes multiprofissionais precisam repensar e redesenhar o cuidado ao idoso, com foco nesse indivíduo e em suas particularidades”, diz Vanda. “Isso trará benefícios não somente aos idosos, mas também qualidade e sustentabilidade ao sistema de saúde brasileiro”.

De acordo com a professora, o cuidado à pessoa idosa precisou ser ampliado durante a pandemia de Covid-19, visto que em países como China, Itália e Espanha, e eventualmente no Brasil, os idosos foram considerados grupo de risco. Assim, foram pensadas novas formas de cuidado ao idoso para protegê-los da doença, mas também da solidão ampliada pelo isolamento social. “Muitos idosos nutrem o sentimento de solidão, que já existia, mas agora com a pandemia esse sentimento vem se agravando, podendo desencadear a depressão e outras doenças”, explica. “O isolamento pode aumentar 14% o risco de morte na população idosa, isso se deve ao fato de a solidão gerar um sentimento de ‘lutar ou fugir’ em situações de alto estresse”.

Para resolver isso, especialistas e estudiosos da área inovaram no debate e no cuidado do idoso durante a pandemia, utilizando-se da tecnologia para manter o diálogo mesmo que distante. “Um exemplo foram os projetos desenvolvidos com discentes dos cursos de Enfermagem e Odontologia, foram desenvolvidos 15 projetos, com os 146 graduandos e 1339 pessoas da comunidade, por meio da utilização das mídias sociais, essa forma de ensino-aprendizagem contribuiu na formação dos alunos e na mudança da realidade de muitas pessoas”, aponta Vanda.

“O maior desafio foi o trabalho em equipe e quantidade de alunos para orientação, mas tivemos resultados maravilhosos com diferentes públicos e realidades, além da utilização de Game acadêmico sobre diferentes realidades de idosos em escolas, instituições de Longa Permanência e na Atenção Básica”, diz.

O evento é organizado pela coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade, professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila; pelos docentes do Curso de Pós-graduação em Gerontologia, a professora Dra. Acácia Maria Lima de Oliveira Devezas; a professora Ms. Vanda Cristina dos Santos Passos; a professora Dra. Luciana Soares Costa Santos; a professora Ms. Aparecida Santos Noia; os alunos do curso de Pós-graduação em Gerontologia Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; e os membros da Liga de Gerontologia e Geriatria da Faculdade.

Para se inscrever, basta acessar o link. Haverá emissão de certificado para quem se inscrever e for ao evento.

Programação

9h – Abertura
Professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila e Professora Dra. Acacia Maria Lima de Oliveira Dezezas

9h10 – Debate “Perfil do idoso no estado de São Paulo. Projeto SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento)”
Com: Professora Dra. Yeda Duarte

10h – Debate “Interfaces entre assistência social e saúde nas unidades de atenção à pessoa idosa do SUAS”
Com: Elaine Cristina de Moura

10h50 – Debate “Capacitação da equipe de profissionais para atuar no atendimento de idosos”
Com: Me. Margherita de Cassia Mizan

11h20 – Mesa “Atuação da equipe interprofissional na assistência ao idoso”
Com: Luana Atanes da Costa – representante da liga de Geriatria e Gerontologia da FCMSCSP

11h40 – Encerramento

Serviço

O quê: 2º Encontro sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso
Onde: Pela plataforma on-line do Google Meet
Quando: Sábado, 25 de junho de 2022
Horário: 9h às 12h
Como participar: Basta se inscrever no link.
Contato para mais informações: vanda.passos@fcmsantacasasp.edu.br