13/11/2020

Encontro da Enfermagem aborda a reabilitação de pessoas com quadros demenciais O evento mostrou como é importante a atuação da enfermagem tanto com os pacientes quanto com seus familiares e cuidadores

Ana Carolina Santana de Sena, especialista em terapia intensiva

A atuação do enfermeiro na reabilitação dos pacientes com quadros demenciais foi o tema do 12º Encontro de Enfermagem em Reabilitação Física da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, realizado nesta sexta-feira, 13 de novembro, na modalidade online. O evento é organizado pela Profa. Dra. Marcele Pescuma Capeletti Padula, docente do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP e coordenadora da disciplina optativa “Enfermagem em Reabilitação Física”.

A palestrante convidada dessa edição foi a enfermeira educadora Ana Carolina Santana de Sena, especialista em terapia intensiva. Ela fez uma ampla abordagem sobre idosos com demência ou delirium e de que forma o enfermeiro pode agir para proporcionar um bom cuidado no hospital e, também, na desospitalização desses pacientes, garantindo a melhor orientação a cuidadores e familiares que irão acompanhar o dia a dia do idoso.

Sena falou sobre as dificuldades cognitivas enfrentadas pelas pessoas com quadro demencial e como elas impactam o seu cotidiano, sendo necessário o auxílio de um cuidador para a realização das atividades de vida diária. A enfermeira explicou que o profissional de enfermagem deve ficar atento ao cuidador desse paciente para, se necessário, ajudar a providenciar soluções para que o idoso seja assistido da melhor maneira possível ao deixar o hospital. “Às vezes, quem está disponível para cuidar do idoso é uma pessoa também idosa, o que trará dificuldades para ambos, sendo importante considerar outras opções”. Sena também lembrou que há cuidadores que desenvolvem quadros de estresse por postergarem os autocuidados.

Vanessa Krunfli Haddad