12/07/2023

Departamento de Atenção Primária à Saúde completa dois anos de criação Com enfoque no ensino centrado no aluno e o cuidado voltado na pessoa, a Atenção Primária auxilia na formação de profissionais cada vez mais competentes e éticos

Em julho de 2023 completam dois anos da criação do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Para homenagear o aniversário deste importante departamento, a Instituição relembra suas principais conquistas nos últimos anos.

Foto registrada na inauguração da sede do Departamento de Atenção Primária à Saúde, em agosto de 2022. Na foto, o Diretor da Faculdade, o professor Dr. José Eduardo Lufait Dolci, a Chefe do Departamento de Atenção Primária, a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna, e o Secretário Adjunto da Saúde do Município de São Paulo, o Dr. Mauricio Serpa.

No Brasil, em especial por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), há três níveis de assistência, sendo eles: Atenção Primária, com atendimentos de menor complexidade; Atenção Secundária, com atendimentos de média complexidade, no âmbito ambulatorial; e Atenção Terciária, com atendimento de alta complexidade, ocorrendo de forma especializada.

Apesar de todos os níveis possuírem seu grau de importância e atuação, é a partir da Atenção Primária que o profissional pode compreender melhor a utilização da Atenção Secundária e evitar, sempre que for desnecessário, o uso da Atenção Terciária.

O atendimento individualizado e humanizado sempre foi colocado como prioridade na educação em saúde da FCMSCSP, contudo, a valorização do ensino centrado no aluno e o cuidado voltado na pessoa ficou ainda mais evidente após a ampliação da Atenção Primária na grade curricular da Instituição.

Chefe do Departamento de Atenção Primária reforça o caráter humanizado da FCMSCSP

Esta ampliação iniciou-se em 2018, quando foi implantada a disciplina de Atenção Primária no internato do quinto ano do curso de Medicina e, em 2019, expandida para o sexto ano, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, preconizadas pelo Ministério da Educação em 2014.

Segundo a Chefe do Departamento de Atenção Primária, a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna, a Faculdade foi uma das primeiras a implementar a Atenção Primária no currículo da graduação médica. “Eu considero nossa Faculdade como a mais humana das Faculdades tradicionais, aqui sempre teve um enfoque de integralidade do paciente”, reforça.

O resultado desta efetiva implementação se dá por meio de uma robusta carga horária voltada à Atenção Primária, com a inserção dos alunos nos equipamentos de saúde ocorrendo já a partir do segundo ano do curso de Medicina.

Assim, com a criação do Departamento, o papel da Atenção Primária no ensino da Instituição foi potencializado, inserindo um olhar humanizado e integral não apenas no ensino, mas, também, na pesquisa e extensão.

Principais projetos voltado à Atenção Primária à Saúde

Em agosto de 2021, um mês da inauguração, ocorreu a primeira expedição de uma das principais conquistas do Departamento: o projeto de extensão Abaré.

A Expedição Abaré é um navio-escola que leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas residentes às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará. Na primeira edição, dez alunos do 6º ano do curso de Medicina, junto com cinco profissionais da Faculdade, passaram pela experiência em atender as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras, realizando atendimentos por consultório/turno.

Além destes atendimentos, também são realizados serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares.

“É uma imersão para os alunos, onde eles podem viver uma realidade diferente do que estão acostumados, além de experienciar uma diversidade cultural e de refletir sobre as responsabilidades que devem ter com essa população que é tão carente”, diz a Profª Dra. Maria José.

Em agosto de 2023, acontecerá a terceira edição da Expedição Abaré, onde irão, pela primeira vez, 20 alunos do 6º ano do curso de Medicina, com cinco profissionais da Instituição.

Outra grande conquista do Departamento ocorre na implementação de um programa específico para o cuidado de jovens e adolescentes no estado de São Paulo. Segundo a Dra. Maria José, este atendimento ocorrerá no Centro Escola Barra Funda – Dr. Alexandre Vranjac (CSEBF), unidade de saúde que atualmente pertence à Irmandade da Santa Casa de SP e local de estágio de diversos alunos da FCMSCSP.

“O adolescente e o jovem são populações que até então não eram contempladas em um programa do Ministério da Saúde. Tem o programa do idoso, da gestante, da criança pequena, mas do adolescente não”, explica. “Esta população é muito vulnerável, com muitos riscos. A Atenção Primária vê esse adolescente de maneira integral e, a partir deste programa, trabalhará suas vulnerabilidades para fazer uma promoção de saúde”.

Nova Sede do Departamento de Atenção Primária

Ao completar um ano de criação, em julho de 2022, foi inaugurada uma nova sede para o Departamento de Atenção Primária. O espaço foi projetado para maior interação e trabalhos colaborativos entre equipes de docentes, preceptores e alunos, evidenciando, cada vez mais, a importância da Atenção Primária para o SUS e a população brasileira, mas, também, para a formação de um médico generalista, humanista, competente e ético.

É por meio deste Departamento que o profissional avaliará os fatores sócio-culturais do paciente no processo saúde-doença. “Eu acho que isso é um ganho muito grande para o aprendizado do aluno e para o paciente, para a nossa população, porque ele tem um atendimento de qualidade, sem pressa ou meta”, conclui a Profª Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna.