4/2/2020

Dia do Câncer: 25 boas notícias de quando universidades tiveram importante papel no combate à doença FCM/Santa Casa é destaque em reportagem da revista Quero

O câncer é uma das doenças que mais matam brasileiros anualmente. Segundo pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, com dados de 2014, mais de 200 mil brasileiros foram vitimas de algum tipo de câncer naquele ano.

Desde 2005, o dia 4 de fevereiro celebra o Dia Mundial do Câncer, criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa reduzir o número de mortes causadas pela doença e conscientizar que a prevenção é um dos principais meios de combate.

Encontrar a cura do câncer é um dos grandes objetivos da medicina atual. Por mais que a doença seja uma das mais letais, avanços da ciência e da Medicina conseguem trazer boas notícias quando o assunto é o tratamento do câncer. E muito desse progresso se deve a trabalhos realizado em universidades no Brasil e no mundo.

“A universidade tem todas as condições de formar profissionais comprometidos com o diagnóstico precoce do câncer”, afirma a dra. Marineide Prudencio de Carvalho, coordenadora da área de Oncologia do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Na faculdade, a oncologista clínica, além de coordenar a área na graduação e no programa de residência médica em Oncologia Clínica, é também responsável pela Liga Estudantil de Oncologia da Santa Casa.

A Liga é um projeto que busca envolver estudantes de todas as graduações da faculdade no combate ao câncer. “Esse tipo de projeto já sinaliza que o aluno está consciente de seu poder de atuação e de sua responsabilidade social”, diz a doutora.

Segundo Marineide, podem não haver condições financeiras para o desenvolvimento de drogas, mas as pesquisas científicas, o atendimento humanizado e a formação de estudantes que já atuam compromissados com a oncologia.

Universidades brasileiras atuam em diversas maneiras alternativas para trabalhar na prevenção, no diagnóstico e na cura do câncer. Há instituições que se destacam em pesquisas do tratamento, outras com ações que visam prevenção e bem-estar dos pacientes e também há campanhas solidárias para apoiar crianças, adultos e idosos com câncer.

Aqui, a Revista Quero selecionou 21 boas notícias que envolves faculdades do Brasil que tiveram papel importante na luta contra o câncer, em diferentes alternativas.

Leia reportagem completa aqui.