15/10/2018

Dia Mundial do AVC No Brasil a campanha do AVC ocorrerá de 27/10 a 4/11/2018

O Dia Mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês) é comemorado anualmente em 29 de outubro.

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

O que é o AVC?
O AVC também é conhecido popularmente por “derrame cerebral” e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar de ataques de AVC também é levado em consideração.

Origem do Dia Mundial do AVC
O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

A data ficou definida especificadamente para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a melhor orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.

Dia Mundial do AVC no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional.

Em todo o país, hospitais, escolas e grupos comunitários realizam atividades de conscientização a população sobre os tratamentos e precauções para evitar o Acidente Vascular Cerebral.

AVC é a segunda causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. E pode acontecer em qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e atualmente, existem 80milhões de sobreviventes de AVC.

Este ano, a campanha do Dia Mundial do AVC da WSO (29 de outubro), terá o tema “Up Again After Stroke” (“Reerguendo-se após um AVC”), com foco nos desafios e triunfos enfrentados pelos sobreviventes e cuidadores do AVC. Este ano, a campanha coloca a contribuição das Associações de Suporte aos Pacientes para a qualidade de vida de sobreviventes e cuidadores no centro das atenções. As vozes e testemunhos de sobreviventes e cuidadores estarão no centro da nossa comunicação e esperamos ver e compartilhar histórias locais e eventos de conscientização de todo o mundo.

Na América Latina, teremos também um grande foco na mídia na divulgação da Declaração de Gramado (abaixo), assinada durante o Encontro Ministerial Latino Americano de AVC (02 de Agosto de 2018) por representantes de 12 países, com um comprometimento de trabalhar colaborativamente para implantar as estratégias baseadas em evidência para prevenção, tratamento e reabilitação do AVC. Aqui a carta original assinada: http://www.redebrasilavc.org.br/wp-content/uploads/2018/08/DeclaracaoGramado-Assinada2.pdf

No Brasil a campanha do AVC ocorrerá de 27/10 a 04/11/18. Em breve teremos disponíveis todos os materiais da campanha mundial traduzidos. Inscrevam-se na Campanha através de contato@redebrasilavc.org.br

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO AVC 2018:

  1. A campanha será realizada de 27 de Outubro a 4 de Novembro:
  2. Enviaremos a brochura da campanha internacional (ainda não disponível)
  3. Enviaremos panfletos sobre o aplicativo Riscômetro de AVC (para cada um avaliar o seu risco de AVC) e AVC Brasil (para reconhecimento dos sinais de AVC e conhecimento dos centros de AVC no Brasil)
  4. Forneceremos o modelo para quem quiser fazer camisetas da campanha (com recursos locais)
  5. Forneceremos em breve modelos de banners da campanha (para quem quiser produzir com recursos locais)
  6. Forneceremos vídeos sobre a prevenção do AVC e sobre o socorro ao paciente com sintomas de AVC (em breve)
  7. Divulgaremos os vídeos de testemunho dos pacientes.

Mais informações: http://www.redebrasilavc.org.br/campanha-avc-2018-reerguendo-se-apos-o-avc/