6/11/2020

Curso de Enfermagem promove ação no Dia Mundial do AVC Alunas do 4º semestre orientaram usuários presentes em Unidade Básica de Saúde e Centro de Saúde

Dia Mundial do AVC

No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC, que é uma das principais causas de morte ou incapacidade, muitas vezes permanentes, reduzindo a qualidade de vida dos acometidos e familiares e refletindo diretamente nos custos relacionados à Saúde Pública.

Acesse aqui o folder desenvolvido pelas alunas. Para ver mais fotos, basta passar o cursor na foto acima.

O Dia Mundial de combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, com a finalidade de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença e engajar os profissionais da saúde nas orientações e encaminhamentos a esses pacientes.

Com iniciativa das professoras Camila Waters e Marcele Pescuma Capeletti Padula, docentes da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva, em parceria com os profissionais de saúde, foi realizada uma ação de conscientização aos usuários presentes na UBS Dr. Humberto Pascale – Santa Cecília e no Centro de Saúde Escola Barra Funda Dr. Alexandre Vranjac (CSEBF).

As alunas do 4º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem elaboraram um folder informativo e orientaram os usuários sobre o que é um AVC, os tipos de AVC, fatores de risco, sinais de alerta para identificar um AVC, medidas de prevenção e encaminhamentos na suspeita de um AVC, informações que podem salvar vidas.

O risco global do AVC ao longo da vida é de 1 em cada 4 pessoas, e esse fato foi identificado pelas alunas que, ao conversarem com os usuários, puderam identificar que alguns já tinham sido acometidos pelo AVC e muitos conheciam ou conviviam com pessoas que já tinham tido o AVC.

Dessa forma, atuar em prevenção primária é bastante importante, visto que o AVC pode ocorrer com qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. O foco de prevenção desse ano foi a atividade física, que tem um grande impacto na redução do AVC.

Na UBS Dr. Humberto Pascale, a ação foi desenvolvida em parceria com uma docente e alunas do último ano do Curso de Fisioterapia da UNINOVE, que programaram duas danças e exercícios de alongamento, que foram realizados juntos com os usuários.

No CSEBF, a ação foi desenvolvida com as enfermeiras da Unidade, que proporcionaram exercícios de alongamento, aferição de pressão arterial e ofereceram frutas aos participantes, como demonstração da importância de uma dieta saudável na prevenção deste agravo.

A atividade desenvolvida pelos alunos faz parte das propostas e competências elencadas a serem desenvolvidas ao final da Disciplina.