10/04/2023

Diretoria da Faculdade participa do lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos da CEVAP/Unesp Na oportunidade, os laços entre as duas instituições para a realização de projetos de Inovação em Saúde foram reforçados

  1. A Diretoria Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), por meio do seu diretor, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, e de seu vice-diretor, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, participou nesta segunda-feira (10/abr) do lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CTS) do Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (CEVAP/Unesp), localizado em Botucatu.

O lançamento marca o início da criação do Centro Nacional de Biofármacos e Biomoléculas, considerado, também, como a primeira fábrica de Biofármacos da América Latina. O Centro, aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), faz parte da estratégia do Ministério para produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) em território nacional por instituições e pesquisadores brasileiros.

De acordo com o Ministério, a construção do Centro tem previsão de se encerrar no final de 2023 e terá capacidade de produzir amostras para pesquisa e que poderão ser utilizadas para testes clínicos em humanos.

O convite para o evento foi feito em decorrência aos laços que a FCMSCSP consolidou com a Unesp para projetos de Inovação em Saúde, cuja parceria foi valorizada e reforçada no ato de lançamento da Pedra Fundamental.

Em 1° de fevereiro, dirigentes da CEVAP/Unesp estiveram na FCMSCSP para debater projetos de cooperação entre as duas instituições. A primeiro momento, a cooperação será técnico-científica, visando a troca de experiências entre alunos e docentes das instituições em áreas como tecnologia e inovação, pesquisa clínica e vacinas.

De acordo com o professor Dr. Irineu Massaia, a parceria entre as duas Faculdade já está em estágio avançado. A partir destas tratativas, as inovações na área da saúde serão feitas em conjunto neste novo laboratório.

Além da reitoria da Unesp e da FCMSCSP, também estiveram presentes personalidades da área da educação, pesquisa e da Inovação em Saúde.