12/5/2020

Docente da FCM/Santa Casa é especialista na área de enfermagem em oncologia pediátrica Linha de pesquisa inclui sintomas e efeitos adversos causados pela quimioterapia em crianças e adolescentes

Para lembrar a importância da Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio de 2020, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apresenta algumas de suas ações de ensino, pesquisa e extensão de destaque.

Docente e Vice-Diretora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a Profa. Dra. Fernanda Machado Silva-Rodrigues é pesquisadora na área de enfermagem em oncologia pediátrica.

A linha de pesquisa da docente inclui investigações sobre sintomas e efeitos adversos causados pela quimioterapia em crianças e adolescentes e dentro desta linha, desenvolvo estudos sobre os cuidados de suporte às crianças, familiares, profissionais e pacientes.

Como produto dessas investigações, vamos destacar os mais recentes artigos e apresentações de trabalhos, realizados em coautoria com alunas egressas do curso de graduação em Enfermagem que foram alunas de Iniciação Científica da professora:

Silva-Rodrigues, F. M., Bernardo, C. S. G., Alvarenga, W. A., Janzen, D. C., & Nascimento, L. C. (2019). Transição de cuidados para o domicílio na perspectiva de pais de filhos com leucemia. Rev Gaúcha Enferm, 40, e20180238. Acesse aqui.

Silva-Rodrigues, F. M., Hinds, P. S., & Nascimento, L. C. (2019). The Theory of Unpleasant Symptoms in Pediatric Oncology Nursing: A Conceptual and Empirical Fit?. Journal of Pediatric Oncology Nursing, 36(6), 436-447. Acesse aqui. O veículo é o melhor periódico especializado da área da docente e a publicação deste texto está vinculada à tese de doutorado da docente, defendida em 2019.

Silva-Rodrigues, F.M., et al. Concepções dos pais acerca da doença oncológica e do tratamento quimioterápico de seus filhos. Revista de Enfermagem da UFSM., v.10, 2020 (no prelo).

Apresentação de trabalho: Silva-Rodrigues, F.M et al. Symptoms and adverse effects of chemotherapy in children and adolescents: the parents’ perspective.  Foi apresentado no 14th International Family Nursing Association Conference em Washington, D.C (EUA). Premiado em 2018, no Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, este trabalho foi apresentado em agosto de 2019.

Mais informações sobre a docente:
Plataforma Llattes: http://lattes.cnpq.br/0704441886281326
ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8412-2333

Conheça outras ações do Curso de Enfermagem da FCM/Santa Casa: http://fcmsantacasasp.edu.br/semana-da-enfermagem-2020/