30/8/2019

Docente da FCMSCSP eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Prof. Dr. Antonio José Gonçalves é o 27º presidente da entidade

Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o Prof. Dr. Antonio José Gonçalves foi eleito, em agosto/2019, no Congresso da especialidade, realizado em Gramado, RS, o novo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), instituição fundada em 1967 que teve como seu primeiro presidente o Prof. Dr. Jorge Fairbanks Barbosa. Dr. Antonio é o 27º presidente eleito da Sociedade.

A especialidade
A especialidade é uma das mais complexas atividades cirúrgicas. Trata do câncer do trato aero-digestório alto, das doenças benignas e malignas da tireoide e paratireoide, das doenças das glândulas salivares, da pele da face e pescoço, dos tumores dos seios paranasais e dos nódulos cervicais em geral.

O cirurgião de cabeça e pescoço deve ter formação em cirurgia geral, otorrinolaringologia e cirurgia oncológica, formação em plástica reconstrutora e cirurgia buco-maxilo-facial, manusear cirurgias por via endoscópica e trans-oral. Importante aspecto é o da multidisciplinariedade e multiprofissionalidade desta especialidade, sem falar nos fundamentais aspectos de humanização do tratamento e qualidade de vida.

Sobre o Presidente eleito
O Dr. Antonio José Gonçalves graduou-se médico na FCMSCSP em 1975. Fez sua Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Central da Santa Casa de SP. Exerceu diversos cargos na Instituição, tendo sido Diretor do Departamento de Cirurgia de 2011 a 2014. Em 1991 criou a Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço na FCMSCSP e no Hospital.

A Disciplina está entre os serviços referência e formadores em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no nosso país e tem atividades na graduação e na pós-graduação em nossa faculdade.

Na graduação em Medicina, participa em diversos cursos curriculares, tem uma disciplina optativa, recebe internos em estágio eletivo e a Liga Acadêmica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é das mais ativas de nossa Escola.

Na pós-graduação lato sensu, especificamente no programa de residência médica, já foram formados 31 residentes da especialidade, atualmente espalhados por todo o Brasil.

Na pós-graduação stricto sensu, participa do programa de Pesquisa em Cirurgia do Curso de Pós-Graduação da FCMSCSP, que já produziu 25 dissertações e teses e mais de 40 publicações nacionais e internacionais.