12/8/2019

É verdade que as pessoas sentem dores no corpo quando o tempo vai mudar? Professora da FCM/Santa Casa é entrevistada sobre o tema

Se você nunca sentiu, certamente já ouviu alguém dizendo que vem frio por aí só porque as dores do corpo deram as caras. Mas será que é mesmo possível que nosso corpo seja capaz de fazer essa previsão do tempo?

A ciência não tem uma resposta exata para isso, mas há várias linhas de pensamento que justificam, sim, essas sensações que antecedem a chegada de uma frente fria.

O que pode acontecer?

O nosso organismo faz de tudo para manter estável a temperatura corporal. Então, para se preparar para o frio, os nossos vasos sanguíneos se contraem, reduzindo seu diâmetro e espessura. A consequência disso é a diminuição do fluxo sanguíneo para as extremidades corporais, com maior direcionamento do sangue para parte central do corpo, o tronco, onde ficam os órgãos vitais.

“Quando o fluxo sanguíneo diminui, a musculatura também se contrai para poder regular a temperatura e para se defender da redução do aporte sanguíneo”, explica a Dra. Ana Paula Simões, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Pronto, alguma dor pode ser resultante dessa contração, principalmente se você tiver uma doença crônica, como artrite ou hérnia de disco.

Leia reportagem completa aqui.