8/6/2021

Egressas da Faculdade da Santa Casa de SP apresentam trabalhos em evento da APM Enfermeiras são especialistas pelo Curso de Pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica da FCMSCSP

Foram apresentados no XIII Congresso Paulista de Neurologia trabalhos de duas enfermeiras egressas da Pós-graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O evento online, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), aconteceu nos  dias 27, 28 e 29 de maio. Desenvolvidos como Conclusão de Curso,  sob a orientação de professoras da FCMSCSP, os trabalhos de Giulia Serigatti e Deborah Ferreira dos Santos foram expostos no formato de pôster.

O trabalho intitulado: “Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de epilepsia: pesquisa bibliográfica” foi apresentado pela autora Giulia Serigatti e o trabalho intitulado: “Diagnósticos de enfermagem dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico: uma pesquisa bibliográfica” foi apresentado pela autora Deborah Ferreira Santos. As profissionais foram orientadas, respectivamente, pela Prof.ª Dra. Marcele Pescuma Capeletti Padula e Prof.ª Ms. Camila Waters, docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da FCMSCSP.

O trabalho da autora Giulia Serigatti também foi apresentado, no formato de pôster, no Simpósio Internacional em Saúde do Adulto (SISA), promovido pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que ocorreu de forma online nos dias 27 e 28 de maio, com o tema “Práticas Avançadas em Enfermagem”. O evento abordou a atual situação, os desafios e perspectivas dessas práticas nas Américas, assim como o seu potencial impacto na qualidade do cuidado aos pacientes, no alcance de metas em saúde e no desenvolvimento de pesquisas.

“É de grande importância a apresentação de trabalhos desenvolvidos na Graduação e Pós-Graduação para divulgar os achados encontrados e valorizar o rigor metodológico utilizado pelos enfermeiros nos trabalhos científicos”, afirmou a professora Camila Waters, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Clínica e Cirúrgica da FCMSCSP. Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dessa especialização, cujo início das aulas será no dia 27 de agosto de 2021. Saiba mais aqui.

Ambos os trabalhos estão publicados no periódico: Brazilian Journal of Health Review. Para conhecê-los na íntegra, clique no título de cada um:

Diagnósticos de enfermagem dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico: uma pesquisa bibliográfica

Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de epilepsia: pesquisa bibliográfica