28/06/2018

Encontro com os pesquisadores do futuro/edição 2018 – depoimento – Andrei Ronaldo Oliveira Silva Escartin Salas.

O programa Pesquisadores do Futuro foi a melhor experiência da minha vida. Desde quando entrei na faculdade fui apresentado a esse programa, que poderia tornar um sonho em realidade. Para prestar a prova eram necessários dois requisitos: ter uma iniciação científica e saber falar inglês, sendo que inglês eu já falava e desde o primeiro ano eu havia começado a fazer iniciação científica na área de biologia molecular e câncer, o que seria importante para a definição de onde eu seria enviado pelo programa.

Eu não fui aprovado na minha primeira tentativa, porém isso não me impediu de tentar pela segunda vez (que isso motive outros!), pelo contrário, foi um fator que me motivou a batalhar por isso, ainda mais que eu tinha ficado como suplente na primeira tentativa, o que significava que eu estava quase lá no objetivo que queria alcançar. Assim, fui selecionado para estudar durante dois meses na Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde em Lyon, na França.

Na IARC, pude trabalhar e participar de pesquisa envolvendo câncer de bexiga e detecção precoce envolvendo métodos de biologia molecular e genética, o que me permitiu aprender muito sobre genética e métodos sofisticados de biologia molecular. A rotina na agência era repleta de reuniões, cursos, debates, e seminários, o que tornou a experiência ainda mais rica, pois não fiquei apenas focado no projeto de pesquisa no qual estava participando, mas aprendi como se faz ciência em outros lugares, como que é fazer parte de uma agência internacional, além de que, por ser uma agência internacional, havia pessoas de diversas partes do mundo com muito conhecimento a compartilhar.

Uma experiência enriquecedora e maravilhosa em todos os sentidos que só foi possível graças a FCMSCSP, NRI e Fundo Areguá.

Andrei Ronaldo Oliveira Silva Escartin Salas, aluno do 4ª ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, estudou na International Agency for Research on Cancer (IARC) – Lyon, França

O Encontro com os Pesquisadores do Futuro/Edição 2018 será realizado no próximo dia 28 de junho, às 17 h, no Anfiteatro Christiano Altenfelder – 4º andar – Prédio Novo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Os alunos que participaram do programa apresentarão sua experiência acadêmica e de pesquisa nos estágios internacionais, em centros de excelência nos EUA, Canada, França, Alemanha, Inglaterra e Portugal.

O programa seleciona alunos regularmente matriculados no segundo e terceiro anos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem da FCMSCSP para estágios em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos e Europa. O processo seletivo inclui prova escrita e entrevistas.

Mais informações:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br/encontro-com-os-pesquisadores-do-futuro-edicao-2018-28-6-17-h-predio-novo/