25/06/2018

Encontro com os pesquisadores do futuro/edição 2018 – depoimento – Julia Salles.

Sou aluna do 3º ano do curso de Enfermagem e bolsista desde o início do curso da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Participar do Pesquisadores do Futuro sempre foi um sonho que me parecia muito distante, devido a questões financeiras e porque o inglês parecia um obstáculo muito grande, além da grande concorrência.

Entrei para o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Wagner Montor no início de 2016 para realizar a minha Iniciação Cientifica (IC) em pesquisa básica. Comecei a estudar inglês quase todos os dias sozinha no meu segundo ano de IC. Foi quando decidi tentar participar, pois sabia que seria minha última chance devido aos critérios.

Passei. Foi uma surpresa tão grande que não acredito até hoje. Realizei meu estágio no St Jude Children’s Research Hospital, um hospital de ponta e um dos melhores hospitais do mundo para o tratamento do câncer infantil. Estagiei no Departamento de Medicina Global Pediátrica, onde ajudei a desenvolver um projeto sobre o uso de uma ferramenta de avaliação de alerta precoce em UTIs de oncologia pediátrica para ser aplicado em países da América Latina.

O estágio me proporcionou muito aprendizado no âmbito da pesquisa clínica, além de poder aprender sobre outras culturas e outros sistemas de saúde. Levarei para sempre essa experiencia incrível, principalmente porque meu interesse desde o início sempre foi para a oncologia e, depois dessa experiência somada à da minha IC, tenho certeza do que quero seguir e de qual população quero poder ajudar futuramente.

Julia Salles

O Encontro com os Pesquisadores do Futuro/Edição 2018 será realizado no próximo dia 28 de junho, às 17 h, no Anfiteatro Christiano Altenfelder – 4º andar – Prédio Novo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Os alunos que participaram do programa apresentarão sua experiência acadêmica e de pesquisa nos estágios internacionais, em centros de excelência nos EUA, Canada, França, Alemanha, Inglaterra e Portugal.

O programa seleciona alunos regularmente matriculados no segundo e terceiro anos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem da FCMSCSP para estágios em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos e Europa. O processo seletivo inclui prova escrita e entrevistas.

Mais informações:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br/encontro-com-os-pesquisadores-do-futuro-edicao-2018-28-6-17-h-predio-novo/