6/9/2019

Santa Casa sedia Workshop de Engenharia Clínica Renomado consultor em tecnologia da saúde orientou profissionais e estudantes sobre melhores práticas na adoção de metodologias de manutenção de equipamentos

Fotos disponíveis para download no Flickr da  FCM/Santa Casa de SP

Profissionais e estudantes participaram hoje, na Santa Casa de São Paulo, do Workshop Benchmarking/Mitos e Lendas, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin).  A oficina foi comandada pelo professor Binseng Wang, consultor em tecnologia da saúde e presidente do American College of Clinical Engineering.

Na primeira parte do evento, os hospitais brasileiros foram comparados com os americanos, com base nas categorias: operações, finanças e pessoal/produtividade.  Na segunda parte, os participantes revisaram as próprias práticas, analisando de maneira crítica se estão empregando os recursos disponíveis com eficácia e economia, objetivando a segurança do paciente e cuidados de alta qualidade.

Estudantes do Curso de Graduação Tecnológica em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo estiveram entre os participantes.  Mesmo antes de concluir a graduação, eles estão empregados no mercado de fabricantes de equipamentos para hospitais.

O professor Binseng Wang discutiu com os presentes os paradigmas em calibrações e as mudanças no mercado americano em relação ao gerenciamento da manutenção de equipamentos. Wang destacou que os profissionais devem tomar decisões equilibradas a respeito do cumprimento das metodologias propostas pelos fabricantes, sempre tendo em mente que a principal meta é a obtenção de resultados positivos para o paciente. “A infraestrutura não é o mais importante, e sim a contribuição para a saúde da população”, frisou.

Sergio Bittencourt, professor da FCM/Santa Casa de SP, lembrou a relevância de os profissionais e estudantes terem contato com Binseng Wang, referência internacional com mais de 20 anos de atuação. “O Workshop faz parte da estratégia da ABEClin Regional São Paulo de proporcionar atualização a partir do conhecimento do que há de mais moderno nos Estados Unidos em termos de processos e metodologias na área de engenharia clínica”, explicou.

Vanessa Krunfli Haddad