8/5/201

Evento de Encerramento do PECA 2019 – Araraquara Ações de 2020 serão em Atibaia

Quarta-feira, 8/5/2019, ocorreu o evento de encerramento do PECA (Programa Expedições Científicas e Assistenciais) 2019 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com a presença de representantes dos municípios de Araraquara, onde ocorreram as ações em 2018 e em 2019, e de Atibaia, onde ocorrerão as de 2020.

Acesse Fotos do Evento de Encerramento.

Após exibição de vídeo sobre as atividades em 2019, o coordenador Victor Marelli Thut, aluno do Curso de Medicina. apresentou dados do mutirão de saúde realizado na região norte de Araraquara de 24 a 29 de janeiro, com mais de 1500 atendimentos a mais de 600 pessoas.

“A experiência do PECA é muito marcante para os alunos. É estimulado que eles se aproximem da realidade da pessoa para poder de fato fazer a diferença”, disse o Prof. Dr. Paulo Carrara é diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. “A experiência que o PECA deixa para o futuro médico é de muito aprendizado e de muita vivência. As áreas de maior procura neste ano foram Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria e Psicologia”, completou Thut.

As coordenadoras dos alunos da Enfermagem e da Fonoaudiologia que participaram das ações em Araraquara também fizeram breves relatos e agradecimentos. A coordenadora da campanha de 2020, Paola Kist, elogiou a gestão anterior e incentivou a nova equipe a começar a trabalhar no novo desafio em um município de 150 mil habitantes em uma área do Estado de São Paulo em que o projeto ainda não esteve.

O programa em Araraquara foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e com a Santa Casa de Araraquara. Foram 636 pessoas atendidas em consultas e exames, em uma média de cerca de 100 pessoas por dia. Ainda foram registrados 387 retornos para novas consultas. O Peca também realizou 70 ultrassons, 64 audiometrias (fonoaudiologia), 36 refrações (oftalmologia) e 15 visitas domiciliares.

Os serviços de saúde foram prestados na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Selmi Dei. Também foram feitas atividades no NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial) e no Centro Especializado em Reabilitação. Já na Santa Casa foram feitas 19 cirurgias eletivas de hernioplastia (para corrigir hérnias), vasectomias (esterilizações masculinas) e colecistectomias (retiradas da vesícula biliar).

“É uma avaliação muito positiva em todos os sentidos. As pessoas elogiaram muito o acolhimento, o cuidado, o carinho, a paciência que os profissionais tiveram para ouvir. Houve humanização no atendimento”, disse Beto Grifoni, da Secretaria de Saúde.

Os atendimentos foram realizados por alunos da FCMSCSP e profissionais de saúde. A Escola abrigou as consultas em clínica médica, pediatria e hebiatria (cuidados com adolescentes), ginecologia e obstetrícia, ortopedia, fonoaudiologia, reabilitação (terapia ocupacional, fisiatria e fisioterapia), geriatria, odontologia, radiologia, psiquiatria, psicologia, oftalmologia, urologia, neurologia, endocrinologia, nutrição, Confad (Conflitos Familiares Difíceis) e otorrinolaringologia.

A novidade este ano foi a inclusão da especialidade neurologia e das cirurgias de vasectomia. A Santa Casa de Araraquara foi palco de cirurgias de média complexidade para pacientes selecionados pela Secretaria de Saúde.

O Peca é realizado desde 2005 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem como objetivo promover a saúde por meio de atendimentos gratuitos em várias cidades de São Paulo.

Acesse Vídeo.