27/1/2020

Experiência de docente da FCM/Santa Casa é selecionada pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem 39 experiências foram escolhidas entre 329 inscritas

A experiência “Assistência em violência – prática interprofissional para a garantia do direito à saúde das mulheres em situação de violência doméstica de gênero”,  sob o tema “Valorização da
Enfermagem”, encaminhada pela Profa. Dra. Maria Fernanda Terra, professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi selecionada pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem como experiência inovadora em Enfermagem. A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, classificou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa.

Das práticas aprovadas, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”. As experiências contemplam todas as regiões do país e são provenientes de 12 Estados: Alagoas (3 experiências), Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (2), Paraíba (1), Paraná (3), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (8), São Paulo (10).

A comissão organizadora do Laboratório de Inovação tinha previsto inicialmente a seleção de 30 experiências, mas o bom nível dos relatos apresentados motivou a ampliação das vagas.

“Ficamos satisfeitos com as experiências que recebemos. Nós ampliamos as vagas para o seminário em Brasília pois não poderíamos deixar de fora experiências que estão impactando a saúde da nossa população. Com esta iniciativa estamos tendo um panorama, em tempo real, das boas práticas da Enfermagem no SUS”, afirmou a vice-presidente do Cofen, Nádia Ramalho.

“Quero parabenizar todos os profissionais que mandaram as experiências para o Laboratório de Inovação e dizer que a partir desta iniciativa vamos desenvolver estratégias para fortalecer a Enfermagem no SUS. Este resultado reflete a realidade do país, que em uma rápida avaliação nos mostra onde a Enfermagem está fortalecida e onde precisamos melhorar tecnicamente o desempenho. E nos alegra em ver, por meio dos trabalhos apresentados, como a Enfermagem contribui para melhorar o acesso aos serviços de saúde do SUS e também na formação profissional, na incorporação de uso de evidências na prática cotidiana em resposta às necessidades da população ”, ressalta a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde, Mónica Padilla.

Segunda etapa – O seminário, que marcará a segunda etapa do Laboratório de Inovação, acontecerá em Brasília, entre os dias 16 a 18 de março. Na oportunidade, os autores terão a oportunidade de apresentar presencialmente a prática desenvolvida no Sistema Único de Saúde (SUS) para a comissão de avaliação, que escolherá as experiências que serão visitadas “in loco” pela equipe a partir de abril.

Os avaliadores do Laboratório de Inovação são indicados pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), pelos Ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) e da Educação (com representantes da Secretaria do Ensino Superior), e pela OPAS e Cofen.

Novo cronograma

O Seminário em Brasília será realizado nos dias 16 a 18 de março deste ano.

DATAS

– Avaliação – Etapa 2 – Seminário 16, 17 e 18 de março de 2020

– Divulgação dos resultados da 2ª etapa Abril de 2020

– Avaliação – Etapa 3 – Visitas técnicas Abril e Maio de 2020

– Divulgação dos resultados da 3ª etapa- RESULTADO FINAL Junho de 2020

– Organização da publicação das experiências selecionadas Junho a Setembro de 2020

– Seminário e Cerimônia de Reconhecimento 22º CBCENF em novembro de 2020

– Cronograma atualizado em 27 de janeiro de 2020.

Fonte: APSRedes e Cofen

Leia mais: http://www.cofen.gov.br/cofen-e-opas-selecionam-experiencias-inovadoras-em-enfermagem_76835.htmlhttp://www.cofen.gov.br/cofen-e-opas-selecionam-experiencias-inovadoras-em-enfermagem_76835.html

Lista completa dos selecionados para a segunda etapa: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/resultado-segunda-etapa.pdf