Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo comemora 60 anos

Apesar do Hospital da Santa Casa ser um centro de ensino para médicos desde o fim do século 18, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) nasceu com uma proposta muito moderna no ano de 1963.

Após a USP e a Escola Paulista de Medicina deixarem o Hospital da Santa Casa de Misericórdia quando seus hospitais-escolas ficaram prontos, muitos médicos notaram uma queda na qualidade do atendimento do hospital. Iniciou-se então uma campanha para a criação de uma nova Faculdade de Medicina, que se tornou a FCMSCSP.

Um dos seus fundadores, o Prof. Dr. Emilio Athié, visitou escolas de Medicina nos EUA com o objetivo de trazer para a nova faculdade as melhores práticas de Ensino.O prof. Athié tinha propostas avançadas para seu tempo, como a interação entre as disciplinas básicas e clínicas e a participação efetiva do corpo clínico no ensino das cadeiras básicas.

A FCMSCSP foi a primeira faculdade a ter dois anos de internato, a adotar um modelo baseado por departamentos, sem cátedras.

Novo currículo de medicina

Em 2023, a FCMSCSP continua à frente na formação dos profissionais das ciências da saúde, especialmente no que se refere à nova grade curricular do curso de Medicina, buscando um ensino baseado em competências, por meio da ampliação da prática médica e com um apoio pedagógico ainda maior aos futuros profissionais.

O novo currículo de medicina considera o contexto social em que as pessoas vivem como um elemento decisivo na formação de cidadãos e profissionais médicos.

Em 2022, o curso de Medicina da FCMSCSP fechou o ciclo de reformulação de sua base curricular, em que as atividades de extensão têm cada vez mais espaço, seja por força de regulamentação ou de reforço à tradição do ensino humanizado da escola de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP.

As atividades de extensão e assistência são um dos pontos fortes da FCMSCSP

O Departamento de Atenção Primária conta um um programa que inclui atendimento ao público no Centro de Saúde Escola Barra Funda (que inclui um ambulatório para a saúde da população Trans), no Centro de Acolhimento ao Idoso Morada São João, em 3 UBSs e uma unidade do AMA. Somente no Centro Escola Barra Funda, são mais de 4 mil atendimentos por mês. A assistência na FCMSCSP também pode considerar o internato na Santa Casa de Misericórdia e nos projetos de extensão.

Os programas de Extensão incluem expedições de atendimento a comunidades ribeirinhas na Amazônia (projeto Abaré), em cidades no interior do estado de São Paulo (PECA- Programa de Expedições Científicas e Assistenciais) e o Santa Maluquice, a versão local dos Doutores da Alegria.

Há também os programas voltados para o desenvolvimento de competências de liderança e gestão, como o COMASC (maior congresso médico-acadêmico gratuito da América Latina totalmente organizado pelos alunos) e o InovaSanta, que começou como uma liga de inovação e está evoluindo para um programa de extensão.

Internacionalização em destaque

Há mais de 10 anos, a Faculdade também oferece o Pesquisadores do Futuro, programa que financia o intercâmbio internacional de pesquisa de alunos de diversos cursos e semestres, mediante processo seletivo. Em sua última edição, alunos da instituição visitaram universidades nos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, Peru e Argentina.

Desde 2018, o Curso de Medicina da FCMSCSP foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina. Essa certificação é reconhecida pelo World Federation of Medical Education, indicando que nosso curso tem padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente, o que facilita o acesso dos alunos a estágios e programas em residências internacionais.

Este ano, a Faculdade lançou o programa Carreira Médica Internacional, que trouxe para a Instituição um curso preparatório para o USLME®, em parceria com a MedUSA.

O USMLE®, United States Medical Licensing Examination, é o conjunto oficial de exames que permite a um médico estrangeiro atuar em diferentes destinos do mundo, como Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Israel, Nova Zelândia e Qatar.

Segundo o Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, o sucesso da Faculdade se deve aos profissionais que por ela passaram. “Eu acredito que hoje somos o que somos como instituição porque caminhamos no ombro de gigantes. Desde a fundação, contamos com professores como Emilio Athié e até mais recentemente o Dr. Ernane Rolim, o Dr. Valdir Golin que contribuíram para uma formação incrível, não só na parte técnica da medicina, mas também na formação moral e humanística que é um símbolo da nossa instituição” afirma o Reitor da FCMSCSP.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

A FCMSCSP oferece os cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia, cursos superiores de Tecnologia em Radiologia e Sistemas Biomédicos, e mais de 50 cursos de pós-graduação lato sensu, stricto sensu e extensão para profissionais da área da saúde.

Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. Desde então, a Instituição formou mais de sete mil profissionais da saúde, 500 mestres, 250 doutores e 30 livre-docentes.

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A Faculdade é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade filantrópica de caráter educacional, sem fins lucrativos.

Para mais informações, acesse: https://fcmsantacasasp.edu.br/

Informações para a imprensa

imprensa@fcmsantacasasp.edu.br
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho
(11) 3367-7741 Whatsapp (11)94464-1752