15/06/2022

Faculdade divulga registro visual do XVI Colóquio do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública Com o tema "Questões Atuais em Saúde Pública: Sobreviver e Sonhar" evento ocorreu nos dias 10 e 11 de junho

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo divulga o registro audiovisual do XVI Colóquio do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP intitulado “Questões Atuais em Saúde Pública: Sobreviver e Sonhar”, ocorrido em 10 e 11 de junho de 2022. O evento online foi composto por exposições e debates em quatro mesas, cujos respectivos links e programação são apresentados a seguir.

Abertura e Mesa 1 – Psicanálise, Democracia e Trauma Social

Mesa 2 – Lutas Históricas em Saúde Pública

Mesa 3 – Sonhos na pandemia

Mesa 4 – Psicanálise e a força criativa em situações de traumas coletivos

Organizadores:
David Calderoni – Pós-Doutor pelo IPUSP, membro do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e docente-fundador do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP.

Eugênio Canesin Dal Molin – psicanalista, mestre e doutor pelo IPUSP, membro do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro fundador do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP.

Marina Bialer – psicanalista, doutora em psicopatologia e psicanálise pela Université Paris, com pós-doutoramento pela USP, membro do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP.

Programação do dia 10/06/2022

Abertura com Eugênio Canesin Dal Molin, Marina Bialer e David Calderoni

Mesa 1 – Psicanálise, Democracia e Trauma Social (mediador: Eugênio Dal Molin)

Palestras:

“A escuta do trauma social no Brasil: lições da história da psicanálise”
Rafael Alves Lima – Psicanalista. Graduado em Psicologia pela USP, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela USP. Foi visiting researcher no Centre for Psychoanalysis da Middlesex University London. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP). Membro da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP). Membro do coletivo Margens Clínicas. Co-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos (IPEP).

“Mente, Política e Sociedade: reflexões sobre os limites da psicanálise”
José Henrique Palumbo – Professor Colaborador do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicólogo (USP), Master recherche na linha de pesquisa ‘Psicanálise e Campo Social’ (Université Paris-Diderot, Paris VII), Doutor em Psicologia pelo Programa de pós-graduação em Psicologia Experimental na linha de pesquisa ‘Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica’ (USP).

“Trauma e a fratura do laço social”
Maria Beatriz Carvalho Vannuchi – psicanalista, analista institucional, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Fez parte da equipe da Clínica do Testemunho-Projetos Terapêuticos SP e constitui o grupo de “Psicanalistas Atentos às Relações Raciais” do Instituto AMMA – Psiquê e Negritude.

Programação do dia 11/06/2022

Mesa 2 – Lutas Históricas em Saúde Pública. (Mediador: David Calderoni)

Palestras:

“O trabalho interdisciplinar por um lugar de vida para o autismo”
Cristina Keiko Inafuku de Merletti – psicóloga, psicanalista, Ms. e Dra. em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento pelo PSA/IPUSP, sócia membro do Lugar de Vida – Centro De Educação Terapêutica em SP.

“A luta histórica e atual pelo reconhecimento da Língua de Sinais para as pessoas surdas”
Guadalupe Marcondes de Moura – fonoaudióloga bilíngue (Português – Libras), docente do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. É doutora em Educação Especial (ênfase na pessoa surda), pela Faculdade de Educação da USP. Coordena, na FCMSCSP, o Laboratório de Estudos Fonoaudiológicos em Atipias da Língua de Sinais – LEFALS.

“A clínica psiquiátrica das adicçōes em tempos de acirramento de vulnerabilidades”
Leon Garcia – psiquiatra do HCFMUSP e do CAPS AD Centro

Mesa 3 – Sonhos na pandemia (mediador: David Calderoni)

Palestras:

“Sonhos: figuras de dor e desejo”
Adriana Barbosa Pereira – Psicanalista, mestre e doutora pelo IPUSP, professora da PUC/SP, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.

“A função transicional dos sonhos na pandemia”
Maria Manuela Moreno – Psicanalista, mestre e doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF).

“Sonhos de vida e sonhos de morte”
Nelson Coelho Junior – Psicanalista e Professor Doutor do Instituto de Psicologia da USP.

Mesa 4 – Psicanálise e a força criativa em situações de traumas coletivos (mediadora: Marina Bialer)

Palestras:

“Sonhar o futuro”
Jô Gondar – psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, professora titular da UNIRIO, vice-presidente do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.

“Traumas em construção”
Eugênio Canesin Dal Molin – psicanalista, mestre e doutor pelo IP-USP, membro do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro fundador do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.

“Oficina do Medo e dos Sonhos – história e atualidade de um dispositivo terapêutico voltado à Saúde Mental Pública”
– Katerina Volcov – Doutora em Ciências pela FSP/USP, com pós-doutorado em Educação pela Unifesp e está como Secretária Executiva do FNPETI – Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil;
– Luciane Streit – psicanalista e graduanda em Linguística na USP;
– David Calderoni – Pós-Doutor pelo IPUSP, membro do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.