20/05/2022

Faculdade homenageia professor por sua atuação no combate à Covid-19 O professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, do Curso de Medicina da FCMSCSP, atua como consultor junto ao Governo do Estado de São Paulo

Na manhã do dia 18 de maio, no auditório da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou homenagem ao professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura do Curso de Medicina.

O doutor Marco Aurélio foi homenageado pelos seus serviços prestados durante a pandemia, aconselhando autoridades públicas nas decisões para o combate à covid-19 e informando a população sobre as medidas de prevenção à doença. Ele faz parte da Comissão Médica da Educação de São Paulo, do Governo do Estado, e da Comissão de monitoramento Sem Covid, junto a outros especialistas das áreas de pediatria, infectologia e epidemiologia. Em março, Marco Aurélio foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da concessão da medalha ‘MMDC Caetano de Campos’, principal honraria oferecida pelo governo paulista na área da Educação.

Para Sáfadi, trabalho como educador ajudou no esclarecimento de dúvidas sobre a covid-19

Agradecido pela oportunidade, o professor acredita que sua experiência como docente na FCMSCSP, além do conhecimento científico, ajudou a esclarecer as dúvidas da população sobre a doença. Considerado por ele como uma das ações mais importantes durante a pandemia, o esclarecimento serviu para não criar pânico e permitir que as pessoas tomassem as melhores escolhas, baseadas em evidências científicas.

“Infelizmente, às vezes, vimos um caminho marcado por equívocos de muitas ordens, então procuramos sempre centralizar as nossas falas com aquilo que as evidências nos ensinaram e acredito que, dessa forma, a gente contribuiu para uma melhor saúde da nossa população”, explica Marco Aurélio Sáfadi.

Ele também diz que apesar das dificuldades no diálogo, principalmente se tratando do combate às notícias falsas, a comissão percebeu diversos resultados positivos, como ter elementos para identificar quais deveriam ser as melhores ações que o Governo de São Paulo deveria realizar no enfrentamento da pandemia. “Tínhamos a necessidade de interromper muitas atividades que são nobres, como, por exemplo, o ensino. E tínhamos a necessidade do retorno ao ensino, entendendo que privar as crianças dos acessos às escolas trazia um prejuízo muito grande. Então era importante entender o momento que isso deveria ser feito e de que forma deveria ser feito. Participamos ativamente das decisões do governo do Estado em relação às medidas que tinham que ser implementadas nas escolas”, pontua o doutor.

Além disso, Marco Aurélio enfatiza que, por meio do trabalho da comissão, a população percebeu como tinha que se comportar para diminuir os riscos de contágio durante a pandemia, como fazer o uso de máscaras e realizar o distanciamento social. “Também esclarecemos à população em relação ao que a gente poderia esperar das vacinas, desmistificando as fakes news e enfatizando o grande papel da vacina, permitindo que todos pudessem conviver com o vírus”, diz.

Reitor destaca que tradição do ensino da FCMSCSP é norteada pelo rigor científico

De acordo com o reitor da FCMSCSP, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, Marco Aurélio representou muito bem junto às entidades governamentais a tradição da Faculdade na qualidade do ensino, que se expressa por meio do rigor científico. “Ele é um dos consultores que se destaca nessas comissões e apresenta diversas informações importantes para o monitoramento da covid, em especial sobre as vacinas”, disse. “Acreditamos ser mais que justo a nossa Instituição também fazer uma homenagem a um professor que emprestamos à sociedade e que merece nosso reconhecimento”, explica o Dr. Dolci.

Já o membro do Conselho Curador, professor Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, considerou o reconhecimento muito importante. “O Marco Aurélio realmente merece essa homenagem, por todo trabalho que ele tem feito, representando o nome da nossa Faculdade”, disse. “Sinto-me orgulhoso de estar aqui participando desta justa homenagem e mostrar o valor que ele tem”, considerou o Dr. Campos.

Também estiveram presentes na mesa do evento o presidente do Conselho Curador da FAVC, Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos;  o presidente da FAVC,  Dr. João Clímaco Penna Trindade, e o vice-reitor da FCMSCSP,  professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia.