24/06/2022

Faculdade realiza Oficina de Desenvolvimento Docente O evento é gratuito e aberto para docentes da graduação e pós-graduação da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP)

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará em 8 de julho de 2022, das 10h às 12h e das 16h às 18h, a Oficina de Feedback, como parte das atividades do Núcleo de Desenvolvimento Docente. A oficina é aberta para docentes da graduação e pós-graduação da Faculdade e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). As atividades vão ocorrer presencialmente na Sala 3 do Complexo Zeferino Vellozo.

O objetivo da atividade é capacitar os docentes na utilização de técnicas de feedback para promoção de aprendizagem e mudança de comportamentos, com foco na graduação (desde os primeiros anos até o estágio), no portfólio na residência.

De acordo com a docente do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP, a professora Dra. Cristiane Lopes, a oficina vai ajudar a aproximar a prática realizada do que se espera de um profissional de excelência. “O feedback é a informação dada ao aluno que descreve e discute seu desempenho em determinada situação ou atividade”, diz. “É um conceito que surgiu na engenharia e que se expandiu para a educação e hoje é uma ferramenta que comprovadamente auxilia no desenvolvimento de habilidades e atitudes dos aprendizes da área da saúde”, enfatiza a professora.

“Vamos discutir o princípio FAIR, acrônimo que considera: F (feedback), A (activity), I (individualization) e R (relevance), onde ao receber feedback construtivo, o aluno percebe e discute quaisquer lacunas em seu conhecimento e estabelece uma meta para trabalhar na sessão seguinte”, comenta a professora Giselle Burlamaqui Klautau, docente do Departamento de Clínica Médica da FCMSCSP. “O feedback é uma ferramenta que, quando bem pensada e elaborada tem aplicações indubitáveis para a aprendizagem de adultos”, diz.

O curso será dividido em quatro momentos: uma breve explicação teórica sobre uso do feedback em Educação na Saúde; simulação e prática de feedback em pequenos grupos de docentes participantes; discussão sobre a prática; e uma avaliação on-line da oficina.

O evento é organizado pela docente do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP, a professora Dra. Cristiane Lopes; e pela docente do Departamento de Clínica Médica da FCMSCSP, a professora Dra. Giselle Burlamaqui Klautau.

>>> Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre a ferramenta:

Serviços

O quê: Oficina de Feedback
Onde: Sala 3 do Complexo Zeferino Velloso – Anfiteatro Prof. Dr. Walter Scatolini
Quando: Sexta-feira, 8 de julho de 2022
Horários: das 10h às 12h ou das 16h às 18h
Contato para mais informações: cristiane.lopes@fcmsantacasasp.edu.br
Apoio: Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) – ndd@fcmsantacasasp.edu.br