14/02/2023

Faculdade da Santa Casa de São Paulo integra a Escola Avançada em Preparação para Epidemias Rede é formada por pesquisadores de alto nível, priorizando o trabalho institucional e multidisciplinar, destaca a professora doutora Maria Amélia Veras, do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP

Faculdade da Santa Casa de São Paulo integra a Escola Avançada em Preparação para Epidemias

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) integra a Escola Avançada em Preparação para Epidemias. Esta é 15ª edição do evento, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e tem o objetivo contribuir para o avanço do conhecimento para o fortalecimento de redes de pesquisa entre os pesquisadores do estado de São Paulo, de outros estados do Brasil e de outros países, de modo a potencializar a circulação de informações, a formação de novos pesquisadores, além de responder questões importantes do ponto de vista da saúde e da ciência de um modo geral.

A Escola será realizada de 10 a 22 de julho de 2023, nas dependências da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições vão até 28 de fevereiro de 2023. Não há taxa de inscrição e os selecionados de fora de São Paulo terão despesas com hospedagem, alimentação e transporte custeados pela Fapesp. “A FCMSCSP participa da iniciativa porque compõe a rede de pesquisadores, que trabalham de forma multidisciplinar com outras instituições”, destaca a professora doutora Maria Amélia Veras, do Departamento de Saúde Coletiva do curso de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP. “Estamos o tempo inteiro procurando nos inserir em possibilidades que são abertas para o avanço do conhecimento.”

Professora Maria Amélia Veras é a representante da Faculdade na Escola Avançada em Preparação para Epidemias

A iniciativa, que visa fomentar diálogos interdisciplinares para pesquisa e ação, com foco na modelagem matemática e estatística, genômica, vigilância epidemiológica, políticas públicas, imunologia e diálogo com a sociedade, foi proposta por um grupo de pesquisadores oriundos do Observatório da Covid-19 BR, do qual a professora do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP faz parte e foi uma das fundadoras. “Temos um conjunto de pesquisadores que já vinha trabalhando articulado durante a pandemia de Covid-19, e percebendo a riqueza dessa experiência de trabalharmos de maneira multidisciplinar e interinstitucional, entendemos que era oportuno participarmos deste edital da FAPESP”, afirma. “Deste modo, inserimos o nome da Faculdade como um centro de pesquisa importante junto a outras instituições que têm um trabalho relevante neste campo”, afirma.

Os participantes trabalharão em grupos multidisciplinares em salas de situação simuladas e terão oportunidade de conhecer experiências em visitas a instituições locais. Um período será dedicado a essas atividades práticas conduzidas por instrutores e assistentes de ensino. Estão convidados a se inscrever alunos de pós-graduação e jovens médicos de diversas áreas: epidemiologia, matemática aplicada, física e estatística, genômica, ciências políticas e sociais, imunologia, saúde coletiva e ecologia. Estudantes de outras áreas que se concentram no combate a epidemias também podem participar. O público-alvo são estudantes de pós-graduação, havendo 50 vagas para brasileiros e 50 vagas para estudantes vindos de outros países. O programa é aberto também a jovens doutores, aqueles que obtiveram título de doutor nos últimos sete anos, e desejam fazer um curso intensivo com professores que são oriundos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras e que são considerados experts nas suas áreas de conhecimento.

Além da FCMSCSP, participam da organização da Escola Avançada em Preparação para Epidemias, a USP, a Johns Hopkins University, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), o Instituto Todos pela Saúde, A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Unicamp.

Palestrantes renomados participarão do evento

A lista atualizada de palestrantes confirmados inclui Arthur Reingold, da University of California, Berkeley; Neil Ferguson do Imperial College; Ester Sabino do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) e Nuno R. Faria do Imperial College London, ambos líderes do Brasil-Reino Unido CADDE Center (Centre for Arbovirus Discovery, Diagnostics, Genomics, and Epidemiologia); Julia Raifman, professora assistente da Universidade de Boston e líder do Banco de Dados de Políticas Estaduais dos EUA (CUSP) COVID-19; Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Harvard TH Chan School of Public Health; Pedro Arcos Gonzáles, professor associado da Universidade de Oviedo e membro fundador de Médicos Sem Fronteiras; Leo S. Bastos da Fiocruz – Rio de Janeiro e outros, incluindo nomes importantes da FCMSCSP, USP, UNESP e UNICAMP.