12/08/2022

Faculdade inaugura nova sede do departamento de Atenção Primária A ampliação do papel da Atenção Primária no currículo da FCMSCSP vem sendo feita desde o ano de 2018, quando foi implantada a disciplina no internato do quinto ano do curso de Medicina

Ao completar um ano da criação do Departamento de Atenção Primária, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, na manhã desta quinta-feira (11/ago), a inauguração da nova sede do departamento, localizado no segundo andar da rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 – Vila Buarque – SP.


Na foto, da esquerda para a direita, parte da equipe do Departamento de Atenção Primária da FCMSCSP : os professores Drs. Karina Moraes Kiso; Maria José Carvalho Sant’Anna, chefe do departamento; Camila Castro de Oliveira; Karla Cristina Monteiro da Silva; Rosane Lowenthal; Giovana Chekin Portella; Michele Lacerda Pereira Ferrer; preceptor Andrey Oliveira da Cruz e Andréa Tenório Correia da Silva.


A ampliação do papel da Atenção Primária no currículo da FCMSCSP vem sendo feita desde o ano de 2018, quando foi implantada a disciplina de Atenção Primária no internato do quinto ano do curso de Medicina e, em 2019, expandida para o sexto ano, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, preconizadas pelo Ministério da Educação. Atualmente, 28 profissionais entre professores e preceptores integram o departamento.

A professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna, chefe do departamento de Atenção Primária da FCMSCSP, e o secretário-adjunto da Saúde do município de São Paulo, Maurício Serpa

“Com a criação do departamento, em 2021, potencializamos a valorização de um cenário de práticas privilegiadas, para o atendimento das necessidades de saúde e para o cuidado centrado na pessoa e o ensino centrado no aluno”, destacou a professora Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna, chefe do departamento. “Temos orgulho de ter sido uma das instituições de ensino da saúde pioneiras no Brasil, já a partir de 2014, na implantação das novas diretrizes curriculares propostas pelo MEC. Acreditamos muito no ensino com enfoque na integralidade da assistência, na coordenação do cuidado, no acesso, na ação comunitária e competência cultural.”

Segundo Maria José, a responsabilidade social, o compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano sempre foram os pilares da formação dos médicos e demais profissionais das ciências da Saúde que se formam na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é priorizada a prática assistencial com um olhar cuidadoso aos determinantes sociais do processo saúde-doença, com respeito aos cuidados transculturais. “Aceitei o desafio de coordenar esse departamento, pois a educação de qualidade pode impactar grandemente no desenvolvimento de nosso país”, destacou. “A educação é a solução para os principais problemas que enfrentamos e nossos alunos têm um grande potencial para contribuir com soluções para a saúde e o bem-estar da população.”

Secretaria Municipal da Saúde destacou qualidade da formação médica oferecida pela FCMSCSP

Para Serpa (E), da Secretaria da Saúde, a estruturação do departamento “enaltece a saúde, por se tratar da iniciativa de uma instituição tão séria, que tem a característica da formação de médicos preparados”

A atual direção da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCMSCSP, tem procurado, cada vez mais, estreitar as parcerias com a rede municipal de saúde de modo a fortalecer o processo de cooperação constante entre ensino e unidades de saúde, sempre priorizando a formação de médicos humanos e competentes, formados no Sistema Único de Saúde (SUS), para atuarem prioritariamente no SUS e que, por isso, possuem um amplo entendimento do sistema.

Para o secretário-adjunto da Saúde do município de São Paulo, Maurício Serpa, que na cerimônia representou o secretário da pasta, Dr. Luiz Carlos Zamarco, a saúde só vai atingir seu ápice se as gestões compreenderem a importância da Atenção Primária. “Temos um desafio muito grande, até culturalmente — talvez uma quebra de paradigma — para que consigamos formar nossos médicos que entendam a importância da Atenção Primária”, disse. “A partir da Atenção Primária, que possamos compreender melhor a utilização da Atenção Secundária e evitemos, sempre que for desnecessário, o uso da Atenção Terciária, que é tão cara.”

Serpa disse não ter dúvida que o que o Brasil oferece por meio do SUS é um dos melhores modelos de saúde do mundo. Para ele, não existe sistema público que faça o que é feito no Brasil em números: em cirurgias, em dispensação de medicamentos, em consultas. “Esse trabalho (referindo-se à inauguração do Departamento de Atenção Primária da FCMSCSP) enaltece a saúde, principalmente por se tratar da iniciativa de uma Instituição tão séria, com anos de atuação, formando alunos”, disse. “É uma Instituição muito respeitada, que tem como característica colocar no mercado médicos preparados, por isso, para nós, é um orgulho sermos parceiros (da Faculdade).”

Reitor destacou a importância do Departamento de Saúde Coletiva para a Atenção Primária

Momento de júbilo: reitor da FCMSCSP, José Eduardo Lutaif Dolci, destacou o papel do Departamento de Saúde Coletiva na evolução do Programa de Atenção Primária da Faculdade

De acordo com Maria José — que se formou em Medicina na 12ª Turma, em 1979, e é professora na Faculdade há 25 anos — a FCMSCSP sempre teve o entendimento de que a formação e a atuação do médico deve ser humanista, realista, crítica, reflexiva e ética, à luz de um cuidado interdisciplinar. “Esse olhar humanizado e integrado, esse biopsicossocial que na década de 70 já era tão falado aqui no Departamento de Medicina Social da Faculdade — atual Departamento de Saúde Coletiva —, foi meu maior aprendizado, que carrego em minhas convicções pessoais e profissionais”, disse. “O ensino humanizado respeitando a pessoa como foco do médico generalista competente e ético, sempre esteve presente no DNA da nossa Faculdade.”

O Dr. João Clímaco Penna Trindade (E), presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, disse que a FAVC não poupará esforços para atender todos os pedidos da Atenção Primária: “Reconhecemos a sua importância para o SUS e para a população brasileira”

Para o reitor da FCMSCSP, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, o momento de hoje é de júbilo, porque a Atenção Primária em Saúde é o berço da Faculdade. “Temos que reverenciar e agradecer o tanto que o departamento de Saúde Coletiva influenciou essa escola, sendo o embrião, não tenho dúvida, para a criação do Departamento de Atenção Primária, que veio se somar àquilo que a Faculdade tem de mais tradição”, disse. “A matriz das escolas voltada para o SUS é obrigatória em qualquer país do mundo e isso nós estamos fazendo, nos adequando da melhor forma possível para oferecer o melhor ensino”, disse.

Para o presidente da Diretoria Executiva da FAVC, Dr. João Clímaco Penna Trindade, a inauguração do Departamento de Atenção Primária da FCMSCSP é um momento histórico para a Faculdade e para a Fundação, em que é reconhecida a importância da Atenção Primária. “Essa é a vocação da nossa Faculdade”, destacou. “A Fundação não poupará esforços para atender todos os pedidos da Atenção Primária, pois reconhecemos a sua importância para o SUS e para a população brasileira.”