29/08/2022

Faculdade da Santa Casa de SP firma parceria com conselhos de enfermagem no Peru para oferecer cursos de pós-graduação A diretora do curso de Enfermagem, professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, visitou quatro cidades peruanas para divulgar os cursos de especialização que serão oferecidos pela FCMSCSP

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCMSCSP) firmou parceria com Conselhos de Enfermagem do Peru para o desenvolvimento de cursos de Pós-graduação em diferentes especialidades. Numa primeira etapa, os cursos, que serão oferecidos de modo híbrido, acontecerão nas cidades de Cajamarca, Chiclayo, Cusco e Iquitos, com as temáticas variando de acordo com as necessidades e áreas de atuação de cada localidade e voltadas a toda comunidade de enfermeiras e enfermeiros peruanos.


Na foto, Lívia Keismanas de Ávila (à direita) presenteia com o livro Santa Memória a Enfermeira Mestre Francisca Rodriguez Andía, representante do Conselho Regional de Enfermagem da região de Cusco


Representando a FCMSCSP, a diretora do curso de Enfermagem, a professora Dra. Lívia Keismanas de Ávila, visitou as cidades entre os dias 13 a 16 de agosto de 2022 a fim de divulgar as especializações que já estão com inscrições abertas.

Já estão sendo oferecidas onze especialidades, e os cursos têm início em 17 de setembro de 2022, tendo como público-alvo enfermeiros e enfermeiras estrangeiros. Dentre os cursos oferecidos, estão Enfermagem e Cuidados Cirúrgicos; Enfermagem e Cuidados Intensivos; Enfermagem e Crescimento e Desenvolvimento Infantil e Primeira Infância; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem em Central de Material e Esterilização; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Recuperação Pós-anestésica; Enfermagem Gastroenterologia; Emergência e Desastre; entre outros.

Os cursos serão semipresenciais, dividindo a grade curricular entre aulas on-line e atividades práticas. Além da divulgação das especialidades, Lívia também pôde apresentar para os conselhos o método de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, considerado como referência no país, tendo atingido nota máxima na avaliação do MEC. Durante a divulgação dos cursos, a professora também apresentou os objetivos e bases teóricas do curso de Enfermagem.

Durante as visitas, Lívia presenteou os conselhos com livros do Projeto Santa Memória, a fim de apresentar a história da Faculdade — e de seus criadores —, os valores dos cursos de graduação, quais são os projetos de extensão que estão ativos na Faculdade da Santa Casa e, principalmente, quantas turmas e quais alunos já se formaram na Faculdade.

Para a professora, a parceria, além de capacitar estrangeiros, também auxilia na divulgação do potencial do profissional brasileiro. “Acho fundamental mobilizar os nossos alunos da graduação, os nossos docentes e, assim, criar pontes de aprendizagem, e compartilhar esses espaços de educação”, enfatiza Lívia.

Ela também espera que este acordo seja o primeiro de muitas outras parcerias. “A parceria da Faculdade com estes conselhos pode garantir, futuramente, outras oportunidades que vão além das especialidades: que possam ser de stricto sensu e, quem sabe, até da internacionalização do nosso curso de Enfermagem”, conclui.

Tradição no ensino humanizado desde 1963, Faculdade formou mais de 5,5 mil médicos

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é referência no país no ensino na área da saúde. Há 59 anos atua de maneira decisiva para ampliar horizontes de futuros e atuais profissionais da área das ciências médicas por meio de cinco cursos de graduação, e mais de 50 cursos de pós-graduação, entre especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Além disso, conta com cursos de atualização em diversas áreas da saúde. Em quase seis décadas de atuação, formou mais de 5,4 mil médicos, 730 enfermeiros, 340 fonoaudiólogos, 126 tecnólogos em Radiologia e 93 tecnólogos em Sistemas Biomédicos.