17/12/2019

Falta de menstruação em atletas Artigo é publicado na revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa

A prática de atividades físicas feita no menacme, período fértil da mulher. visando excelência competitiva, pode levar a diversas alterações no ciclo menstrual até mesmo com a suspensão da menstruação.

Essa é a conclusão de artigo publicado na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Os autores avaliaram o efeito da prática excessiva de exercícios realizados pelas mulheres atletas em relação a distúrbios menstruais e a amenorreia, falta de menstruação nas mulheres em idade fértil, através de revisão da literatura.

Para obter uma análise sobre o tema, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática dos trabalhos publicados e inseridos dos bancos de dados PUBMED, LILACS e SCIELO, cruzando as palavras chave “amenorreia” e “atleta”, no período de 2011 a maio de 2016. Como resultado, foram aqui descritos 13 artigos que trazem um panorama das últimas atualizações sobre o tema.

O artigo, intitulado “Amenorreia em atletas: revisão da literatura”, de Luiz Henrique Ramos Travassos, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Andreia Carolina Souza Dias Simony, Gabriel Tamanaha Pacheco, Maria Carolina De Simone e Rafael Stefano Pivatto Ferro, pode ser acessado na íntegra, gratuitamente , em http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/89/85