17/12/2019

FCM/Santa Casa integra projeto que promove neurodiversidade no Ensino Superior FCM/Santa Casa integra projeto que promove neurodiversidade no Ensino Superior

A professora Ana Luiza Navas, do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), participa de ação internacional no âmbito do ERASMUS+ como pesquisadora associada do projeto ENabling sTudEnts with NeuroDivERsity (ENTENDER).

A FCMSCSP é a única instituição brasileira associada ao projeto, que envolve nove organizações internacionais parceiras, sendo liderado pela Coventry University do Reino Unido. O projeto foi aprovado no âmbito do ERASMUS+ Capacity Building in Higher Education, programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o esporte.

O projeto, que tem como objetivo melhorar o acesso e a manutenção de jovens com transtornos do neurodesenvolvimento no Ensino Superior, promove a maior inclusão e a construção de conhecimento e será executado de janeiro de 2020 a dezembro de 2021.

Participam do projeto também a Universidade de Alicante (Espanha), a Universidade da Macedônia (Grécia), a Universidade de Turim (Itália), a Universidade Nacional do Rosário (Argentina), a Universidade Nacional de San Juan (Argentina), a Universidade Nacional de Jujuy (Argentina), a Universidade de Colima (México) e a Universidade de Guadalajara (México).

O projeto atinge pessoas diagnosticadas com Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Discalculia, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Tourette, entre outras, geralmente marginalizadas e social e economicamente desfavorecidas, com baixa autoestima e renda reduzida.

Estão, entre os objetivos do projeto, melhorar a capacidade dos professores de identificar e conviver com a neurodiversidade no sentido de implementar práticas educacionais inclusivas que promovam a integração, desenvolvendo situações que compartilhem, desenvolvam e incorporem boas práticas existentes nacional e internacionalmente na área.