4/5/2020

FCM/Santa Casa oferece especialização em Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI Área necessita de mais e melhores profissionais, principalmente em situações de crise

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, que já contaminou mais de 2,6 milhões de pessoas, causando quase 190 mil mortos em todo o mundo, deixa claro que é preciso ter uma atenção especial com os profissionais da saúde, especialmente na realidade brasileira, que evidencia diversas deficiências em termos de quantidade e melhor qualidade da força de trabalho especializada no atendimento em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).

Em um quadro como o atual, que mostra a necessidade da formação de profissionais de saúde de reconhecida excelência, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece, desde 2007, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Enfermagem na Assistência ao Adulto em UTI.

O objetivo do curso é a formação do enfermeiro nos âmbitos da assistência, gestão, ensino e pesquisa. Para isso, é desenvolvido o raciocínio clínico para planejar, implementar e avaliar assistência de enfermagem humanizada ao paciente crítico adulto. Também é abordado o gerenciamento do processo de trabalho em UTI, ao desenvolver no enfermeiro(a) habilidades técnico-científicas para assistir o paciente crítico adulto e seus familiares e para realizar estudos investigativos em UTI. Nesse sentido, o curso possui uma carga horária de 210 horas de aulas teóricas e 180 horas de prática clínica em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e privados, além de um corpo docente composto por mestres e doutores com ampla vivência em Terapia Intensiva e ensino.

Com Coordenação da Profa. Mestra Janete Hatsuko Komessu e Supervisão Técnica da Profa. Dra. Samara Macedo Cordeiro, o curso tem duração de 18 meses.