25/9/2019

FCM/Santa Casa participa da 8ª edição do Contrata SP Pessoa com Deficiência Ação promove a inclusão de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS

A FCM/Santa Casa, graças a uma parceria entre os Departamento de Recursos Humanos e de Comunicação e Marketing, participou da 8ª edição do Contrata SP Pessoa com Deficiência dia 25/9/2019. Houve a a captação de 170 currículos para diversas posições na empresa.

O evento da Prefeitura de São Paulo é voltado para a empregabilidade de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS. Ele ocorreu na Expo Barra Funda, das 9 h às 17 h.

A ação gratuita,  organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), conta com mais de 100 empresas participantes e mais de 1500 vagas em diferentes áreas para quem busca uma recolocação profissional. O menor salário oferecido é de R$703 para vaga de aprendiz e o maior é de R$5 mil para vaga de advogado.

Empresas de vários segmentos participam do evento. “O Contrata SP Pessoa com Deficiência é uma ação consolidada com excelentes resultados. O trabalho intersecretarial fortalece ainda mais essa política de empregabilidade e inclusão na cidade de São Paulo, que contribui para a geração de renda para este público. A união do poder público e da iniciativa privada amplia as oportunidades, que tem alcance na capital e na região metropolitana”, salientou a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina.

Para a secretária adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, a oportunidade de reunir os empregadores que participarão do Contrata SP, serve para aprimorar o atendimento aos candidatos. “Este evento costuma atrair centenas de pessoas em um único dia, o que exige maior dinamismo das equipes de recursos humanos, que acabam lidando com perfis distintos de candidatos e de deficiências. Como estamos trabalhando para a ampliação de vagas qualificadas em diversas áreas e em níveis hierárquicos, é importante que o empregador avalie a disponibilização de vagas diferenciadas como estágios, aprendizes, de líderes entre outras”, salientou.

Os interessados comparecem com currículos e documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo ou certificado de reabilitação profissional). Também é possível fazer um cadastro prévio para evitar filas no dia pelo site: http://bit.ly/ContrataSP8candidatos.

As ações nas zonas norte, oeste, leste, sul e centro já receberam mais de 6.300 participantes, sendo que 522 já foram contratados. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, na cidade de São Paulo vivem quase 2,8 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da população economicamente ativa e de acordo com a RAIS 2016, apenas 42,8 mil estão empregadas com contrato formal.

Com o intuito de aumentar este número, foi sancionada em 1991 a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213). A legislação exige que as empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência, porém, esse percentual nem sempre é cumprido.

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a falta de informação, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

O profissional com deficiência que não tiver a carteira de trabalho não precisa se preocupar. O CATe também realizará no evento a emissão da carteira de trabalho na primeira ou segunda via para pessoas a partir de 14 anos de idade. Para a emissão do documento a pessoa precisa levar RG, certidão de nascimento ou de casamento original e uma foto recente 3×4. No caso de segunda via também deverá levar a carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira de trabalho antiga.

O Contrata SP oferece também serviços que vão ajudar e orientar o trabalhador, entre eles:

• Orientação sobre benefícios previdenciários (INSS).
• Orientação sobre elaboração e cadastro de currículos (CATHO).
• Inscrição para vagas de estágio, disponíveis na Prefeitura de São Paulo (CIEE).
• Orientação sobre Direitos e Deveres da população com deficiência (CMPD).
• Orientação sobre os serviços da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED.
• Orientação sobre Direitos trabalhistas (MPT).
• Orientação sobre serviços oferecidos pelos sindicatos dos trabalhadores e empregadores.
• Inscrição para cursos de qualificação profissional (Meu Emprego – Trabalho Inclusivo).

Serviço: Contrata SP 8ª Edição
Data: 25 de setembro (quarta-feira)
Local: Expo Barra Funda
Endereço: Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda/SP (próximo ao metrô Palmeiras – Barra Funda)
Horário: 9 h às 17 h
Mais informações: (11) 5667-5580 ou (11) 99973-8710