21/1/2020

FCM/Santa Casa tem Liga de Neurociência Objetivo é despertar o interesse de estudantes e profissionais da área da saúde para estudo e aprofundamento na área

Fundada em 2019 por alunos do curso de Medicina, a Liga de Neurociência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP é um órgão cadastrado no Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e vinculado à disciplina de Neurociências do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP. Acesse: https://liganeurofcmscsp.wixsite.com/neurociencia

A Liga tem como objetivo geral despertar o interesse de estudantes e profissionais da área da saúde para estudo e aprofundamento na área de neurociências. Visto que a neurociência é multidisciplinar, o intuito da Liga é complementar o estudo de conhecimentos e técnicas adquiridos na graduação, sobretudo na abordagem de aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos e médicos do sistema nervoso.

Somado a isso, a Liga procura estimular a pesquisa, facilitando o acesso da comunidade acadêmica a informações e inovações tecnológicas na área, por meio da promoção de cursos e também da divulgação e incentivo a congressos e simpósios relacionados à neurociência.

A Liga aborda aspectos básicos da Neurociência, complementando a grade curricular dos cursos da área da saúde e, em especial, do curso de Medicina. Para isso, durante nossos encontros, diversos professores e pesquisadores, tanto da FCMSCSP quanto convidados de outras instituições de ensino, discorrem sobre os mais variados subtemas da Neurociência, de modo interdisciplinar e didático.

Dessa forma, os alunos adquirem contato com diversas linhas de pesquisa e ideias disruptivas que permeiam o ambiente acadêmico contemporâneo. Ainda, especialmente aos alunos de nossa faculdade frequentadores da Liga, há o incentivo à produção científica por meio do auxílio na busca por orientadores e no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica.

O diálogo com a comunidade se dá por meio da participação em eventos como a Semana Nacional do Cérebro e da organização do Congresso Acadêmico de Neurociências (CAN), juntamente com outras Ligas de Neurociências do estado de São Paulo.

Contato: liga.neurociencias@fcmsantacasasp.edu.br